13 maio 2021

República no Brasil em quadrinhos

2ª sequência didática

Componente Curricular: História

Ano: 9º

Bimestre: 1º

República no Brasil em quadrinhos

Objetivos

Compreender os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

Refletir sobre a inserção dos negros no período pós-abolição.

Compreender os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira.

Produzir histórias em quadrinhos, explorando o contexto do início da República no Brasil.

Objetos de conhecimento

Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo.

A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.

A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição.

Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações.

Primeira República e suas características.

Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930.

Habilidades trabalhadas

EF09HI01: Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

EF09HI02: Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.

EF09HI03: Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.

EF09HI04: Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.

EF09HI05: Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em
que vive.

Materiais e recursos

Computador com acesso à internet.

Cópias do roteiro das etapas de produção de uma história em quadrinhos.

Impressora.

Lápis grafite 2B e 6B.

Lápis de cor.

Canetas hidrocor.

Papel sulfite.

Papel canson.

Régua.

Borracha.

Quantidade de aulas

6 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

Desenvolvimento da sequência

Etapa 1 (aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)

Preparação

Esta sequência didática propiciará o trabalho com os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil, bem como refletir sobre a inserção dos negros no período pós-abolição e compreender os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira. Na última etapa, os alunos vão criar uma história em quadrinhos sobre os temas estudados.

Essa primeira etapa tem o objetivo de apresentar aos alunos o tema da sequência: inserir os alunos no contexto do início da República no Brasil e verificar os conhecimentos que possuem sobre o tema.

Providencie antecipadamente cópias das informações sobre o roteiro de produção de uma história em quadrinhos.

Esta sequência possibilita a integração com o componente curricular Língua Portuguesa.

Encaminhamento

Inicie a aula explicando os objetivos desta sequência didática e questionando os alunos o que eles sabem a respeito da Proclamação da República no Brasil. Seguem algumas perguntas que podem ser feitas.

Em que ano foi proclamada a República?

Quais as causas da proclamação da República?

Que setores da sociedade proclamaram a República?

O que a proclamação da República significou?

Verifique os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.

Explore o contexto do início da República no Brasil e destaque elementos referentes às mudanças e às permanências que marcaram a transição do século XIX para o século XX. Explique aos alunos que, ao longo do século XIX, o Brasil recebia investimentos estrangeiros, que foram direcionados a melhorias nas estradas de ferro e em serviços públicos. Porém, a maioria da população vivia em condições precárias, evidenciando um grande contraste entre ricos e pobres. Em meados do século XIX, o Brasil destacou-se como um importante produtor de café. Essa atividade gerou muitas riquezas e provocou grandes transformações políticas e sociais no país. Nesse período, haviam grandes disputas por poder político e cafeicultores e militares estavam descontentes com o regime monárquico. Comente que em 1888 acontece a abolição da escravização, o que causou grande descontentamento por parte das elites agrárias escravistas, que passaram a apoiar o Movimento Republicano. Em 1889, a Monarquia foi derrubada por um golpe de Estado dado pelos setores do Exército aliados aos republicanos paulistas.

Comente que a primeira Constituição da República foi feita em 1891 e entre suas determinações estavam: a divisão do poder do Estado em três (Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário), as províncias passaram a ser chamadas de estados, o mandato do presidente foi fixado em quatro anos, sem direito à reeleição. Destaque aos alunos que, com exceção da possibilidade atual de reeleição do presidente, essas determinações permanecem atualmente.

Ressalte para os alunos que só podiam participar das eleições pessoas maiores de 21 anos que não fossem analfabetos, mendigos, soldados ou religiosos, não sendo feita menção à participação política da mulher. Desse modo, percebe-se que a participação política era bastante restrita. Enquanto as elites agrárias lutavam pela manutenção de seu próprio poder, as classes populares eram excluídas, as contradições sociais se intensificavam e a população enfrentava problemas, como a falta de moradia e
de trabalho.

Comente com os alunos que com a proibição do tráfico de escravizados africanos, a elite brasileira, com o incentivo do governo republicano brasileiro, investiu na mão de obra imigrante. Incentive os alunos a refletirem sobre a condição de vida dos ex-escravizados nesse período, que não tiveram respaldo algum do governo, sendo cada vez mais excluídos socialmente.

Explique aos alunos que o Brasil buscava se tornar um país aos moldes europeus, desejava se modernizar. Assim, foram realizadas reformas urbanas e sanitárias que objetivavam alterar a paisagem das cidades, mas também causar mudanças nos costumes das pessoas, a fim de que ficassem nos padrões “civilizados” europeus. Nesse processo, muitas pessoas foram expulsas do centro da cidade do Rio de Janeiro, sem direito a nenhuma indenização ou novo local para se fixar. Foi promovida uma série de reformas em algumas cidades a fim de urbanizá-las e modernizá-las. Porém, essas transformações restringiram-se aos grupos da elite, deixando de fora diversos setores da população.

Explique aos alunos que, a partir desse contexto, eles vão criar uma história em quadrinhos sobre a República no Brasil. Para isso, organize-os em grupos com três pessoas.

Distribua para cada grupo um subtema relacionado ao tema principal. Os subtemas podem ser: sociedade, cultura, economia, política, população de ex-escravizados, cultura afro-brasileira, coronelismo, clientelismo, imigração, urbanização, modernização, revoltas populares, entre outros.

Explique aos alunos sobre as etapas de produção de uma história em quadrinhos. Seria interessante neste momento a participação do professor de Língua Portuguesa. Se julgar pertinente, faça cópias ou reproduza na lousa as informações a seguir sobre as etapas de produção de uma história em quadrinhos.

a) Faça um rascunho.

b) Crie um roteiro (descrição detalhada da história; desenvolva o enredo apresentando o protagonista e iniciando a ação).

c) Crie os personagens (nome, características físicas e de personalidade, história, expressões). Dica: não crie muitos personagens para não sobrecarregar a história.

d) Pense no clímax da história (elabore eventos desde o conflito principal até o ponto alto da história).

e) Conclua a história.

f) Faça um rascunho da visualização geral da história (quantas páginas vai utilizar, quantos quadrinhos, o posicionamento de cada um deles com maior ou menor destaque).

g) Escreva os textos (crie as falas dos personagens e verifique os espaços para as caixas de texto e os balões). Lembre-se de que a sequência de leitura geralmente é de cima para baixo, da esquerda para a direita.

h) Faça os desenhos (atente-se para que os desenhos não tornem os textos ilegíveis).

i) Crie um título para a história.

Oriente os alunos sobre essas etapas de produção. Explique a eles que antes de iniciarem a escrita dos textos nos balões e os desenhos, devem apresentar a você o rascunho do roteiro, a apresentação dos personagens e o clímax da história. Depois de apresentado o rascunho, poderão seguir com as demais etapas.

Finalize a aula solicitando aos alunos que, em casa, pesquisem em livros e sites de História informações sobre o subtema atribuído ao grupo, a fim de que possam ter mais subsídios para compor a história em quadrinhos.

Oriente previamente os alunos a trazerem para o dia da aula a pesquisa solicitada para consulta e os seguintes materiais: lápis grafite 2B e 6B, borracha, régua, lápis de cor e canetas hidrocor.

Etapa 2 (aproximadamente 200 minutos / 4 aulas)

Preparação

Nessa etapa, os alunos vão criar uma história em quadrinhos explorando o contexto do início da República no Brasil.

Verifique inicialmente se os alunos trouxeram os materiais solicitados.

Disponibilize um computador com acesso à internet para eventuais pesquisas de conceitos ou imagens.

Providencie antecipadamente papel sulfite para serem utilizados como rascunho e papel canson para a produção final.

Encaminhamento

Inicie a aula retomando as etapas de elaboração da história em quadrinhos, ressaltando a necessidade de os alunos apresentarem para você o rascunho do roteiro da história (com personagens e clímax).

Peça aos alunos que consultem a pesquisa realizada para criarem a história.

Distribua folhas de papel sulfite para os alunos utilizarem como rascunho e as folhas de papel canson para serem utilizadas apenas para a produção final dos quadrinhos.

Avalie a possibilidade de auxiliar os alunos em todas as etapas da atividade, verificando se estão cumprindo com todas as etapas e se os textos estão de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

Finalize a atividade propondo que cada grupo faça para toda a turma uma breve apresentação oral dos quadrinhos produzidos, dizendo o título e um pequeno resumo da história.

Proponha aos alunos que compartilhem com os colegas os quadrinhos finalizados a fim de que todos possam ler as histórias produzidas.

Exponha as histórias em quadrinhos no pátio da escola, para que a comunidade possa apreciar o trabalho feito.

Avaliação de aprendizagem

O processo de avaliação é contínuo e deve ocorrer durante a realização de todas as atividades propostas. As perguntas a seguir apresentam alguns aspectos importantes de serem avaliados nesta sequência didática.

Aspecto

Sim

Não

Parc.

Os alunos participaram dos momentos de conversa propostos em aula?

Os alunos souberam dividir as tarefas durante o trabalho em grupo?

Os alunos compreenderam diferentes aspectos da República no Brasil?

Os alunos refletiram sobre a situação dos ex-escravizados e os demais problemas sociais enfrentados pela população no início da República?

Os alunos produziram a história em quadrinhos?

Atividades

As atividades abaixo vão auxiliá-lo no processo de verificação de aprendizagem. Reproduza-as na lousa e peça aos alunos que respondam da maneira que você julgar conveniente. Eles podem responder às questões oralmente, no caderno ou em uma folha separada.

1. Contextualize os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

O Brasil recebia investimentos estrangeiros, que foram direcionados a melhorias nas estradas de ferro e em serviços públicos. Porém, a maioria da população vivia em condições precárias, apresentando um grande contraste entre ricos e pobres. Em meados do século XIX, o Brasil destacou-se como um importante produtor de café. Essa atividade gerou muitas riquezas e provocou grandes transformações políticas e sociais no país. Nesse período, havia grandes disputas por poder político. Cafeicultores e militares estavam descontentes com o regime monárquico e reivindicavam maior autonomia para administrar as províncias. Em 1888, com a abolição da escravidão, as elites agrárias escravistas ficaram insatisfeitas e passaram a apoiar o Movimento Republicano. Em 1889, a Monarquia foi derrubada por um golpe de Estado dado pelos setores do Exército aliados aos republicanos paulistas.

2. Comente sobre o processo de urbanização e modernização da sociedade brasileira no início da República.

O Brasil buscava se tornar um país nos moldes dos países europeus e se modernizar. Assim, foram realizadas reformas urbanas e sanitárias que procuraram não só alterar a paisagem das cidades, mas também causar mudanças nos costumes das pessoas, a fim de que ficassem nos padrões “civilizados” europeus. Nesse processo, muitas pessoas foram expulsas do centro da cidade do Rio de Janeiro, sem direito a indenização ou novo local para se fixar. Foram promovidas diversas reformas em algumas cidades a fim de urbanizá-las e modernizá-las. Porém, essas transformações restringiram-se aos grupos da elite, deixando de fora diversos setores da população.

Autoavaliação

Reproduza na lousa ou providencie cópias do quadro a seguir para os alunos.

Marque um X na alternativa que melhor representa como você se sente em relação às atividades desta sequência.

Sim

Não

Mais ou menos

Participei dos momentos de conversa propostos em aula?

Compreendi os diferentes aspectos sociais, políticos e econômicos da República no Brasil?

Consegui desenvolver um bom trabalho em grupo?

Refleti sobre os problemas sociais do início da República?

Desenvolvi a atividade solicitada?

 Fonte: PNLD

Créditos:



0 Comments:

Postar um comentário