Sequência didática |
Mediatriz de um segmento de reta e bissetriz de um ângulo
Nesta sequência didática, serão abordados recursos para a compreensão dos conceitos de bissetriz de um ângulo e de mediatriz de um segmento de reta. Os alunos farão uso do software de geometria dinâmica para desenvolver as ideias de bissetriz e de mediatriz.
A BNCC na sala de aula
Objeto de conhecimento |
Mediatriz e bissetriz como lugares
geométricos: construção e problemas. |
Competências específicas |
5. Utilizar processos e ferramentas
matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e
resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento,
validando estratégias e resultados. 8. Interagir com seus pares de forma
cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de
pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para
problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de
uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e
aprendendo com eles. |
Habilidade |
(EF08MA17) Aplicar os conceitos de
mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas. |
Objetivo de aprendizagem |
Resolver situações-problema
envolvendo mediatriz de um segmento de reta e bissetriz de um ângulo. |
Conteúdos |
Mediatriz. Bissetriz. |
Materiais e recursos
Varetas de bambu.
Linha para pipa.
Cola.
Tesoura escolar.
Papel de seda colorido.
Computadores com acesso à internet.
Desenvolvimento
Quantidade de aulas: 4.
Aulas 1 e 2
Escolher um software de geometria dinâmica, e, ao iniciar a aula, apresentá-lo aos alunos. A aula deverá ser desenvolvida na sala de informática para que eles possam explorar as ferramentas computacionais e, para isso, solicitar inicialmente que utilizem o programa para representar:
um ponto A;
uma semirreta AB e uma semirreta AC;
a semirreta AD, bissetriz do ângulo BAC.
Depois, pedir que determinem a medida de BÂC e dos ângulos formados entre a bissetriz e as semirretas AB e AC, ou seja, dos ângulos BAD e DAC. Com isso, espera-se que os alunos confiram experimentalmente que o ângulo BAC foi dividido em dois ângulos congruentes pela sua bissetriz. Deixar que os alunos explorem o software construindo vários ângulos e traçando suas bissetrizes.
Solicitar que salvem as construções, que abram um novo arquivo e que representem um segmento de reta AB qualquer. Indicar a ferramenta que traça mediatriz e solicitar que tracem a mediatriz do segmento de reta AB orientando que denotem por O o ponto de intersecção entre a mediatriz e o segmento de reta AB. Pedir que meçam os segmentos de retas AO e OB, bem como o ângulo determinado por esse segmento de reta e a mediatriz. Pedir também que meçam o segmento de reta OB e o ângulo determinado por esse segmento de reta e a mediatriz. Com isso, espera-se que os alunos verifiquem experimentalmente que a mediatriz divide o segmento de reta AB em dois segmentos de reta congruentes e que a mediatriz é perpendicular a esse segmento de reta.
Em seguida, propor alguns problemas que envolvam a ideia de bissetriz ou mediatriz, como os sugeridos a seguir. Para resolvê-los, orientar os alunos a utilizar as ferramentas do software.
1. No projeto de loteamento de um novo bairro, deseja-se construir uma avenida, indicada por um segmento de reta OC, que esteja à mesma distância de duas ruas, indicadas pelos segmentos de reta OA e OB e representadas a seguir. Represente essa avenida de maneira que satisfaça essa condição.
Espera-se que os alunos construam a bissetriz do ângulo AOB.
Elaborado pelo autor.
2. Os pontos A e B indicados a seguir representam a localização da prefeitura e do hospital, respectivamente, de uma cidade. Pretende-se construir uma nova rodoviária que esteja à mesma distância tanto da prefeitura quanto do hospital. Represente os pontos que satisfazem essa condição.
Resposta: Espera-se que os alunos construam a mediatriz do segmento de reta AB.
Elaborado pelo autor.
Após os alunos resolverem as atividades, solicitar que compartilhem e comparem as respostas obtidas. Se necessário, sistematizar a resolução conduzindo-os a perceber que a bissetriz e a mediatriz são os lugares geométricos que respondem as atividades 1 e 2, respectivamente.
Propor que elaborem outros problemas utilizando a ideia de bissetriz e de mediatriz e que utilizem as ferramentas do software para os resolver. Os problemas podem ser escritos utilizando um editor de textos para que, depois, sejam compartilhados em um blog da turma com a resolução. Incentivar os alunos a acessarem o blog e a resolver alguns dos problemas elaborados pelos colegas.
Aulas 3 e 4
Levar os alunos a perceber que a ideia de mediatriz e a de bissetriz podem estar presentes em contextos geométricos como a fabricação de pipas. Questionar os alunos se brincam com pipas e se sabem construir esse brinquedo. Se algum aluno souber fabricar algum tipo de pipa, deixar que fale algumas particularidades da fabricação explicando-as aos colegas.
Propor a construção de uma armação de pipas utilizando varetas de bambu e linhas de pipa. Passar as instruções orientando-os a medir o comprimento da vareta menor, e a fixar a vareta maior exatamente no ponto médio da outra. Ajustar para que os ângulos formados pelas varetas sejam ângulos retos, orientando-os quanto à fixação das varetas ao utilizar a linha.
Elaborado pelo autor.
Explorar matematicamente a construção fazendo questionamentos, como:
Quanto mede cada parte da vareta menor, de uma extremidade à vareta que a intersecta?
Qual é a medida de cada ângulo formado entre as varetas?
Formalizar com os alunos as propriedades encontradas. Alguns exemplos que poderão ser ditos por eles:
O encontro das varetas é no ponto médio da vareta menor.
As varetas são perpendiculares.
A vareta maior pode representar parte da bissetriz dos ângulos com origem na extremidade da vareta maior e definidos pelas linhas que compõe o contorno da pipa.
A vareta maior pode representar uma parte da mediatriz da vareta menor.
Propor a construção de pipas e possibilitar que os alunos compartilhem outros modelos que conhecem e que sabem construir para que explorem os objetos geométricos e percebam, principalmente, ideias de bissetriz e mediatriz nessas confecções.
Pode-se organizar uma manhã de convivência com as famílias para a produção de pipas com premiações: a mais colorida, a maior pipa, a mais alta etc.
Para trabalhar dúvidas
Caso algum aluno apresente dificuldade, o professor deverá intervir com atividades complementares e auxiliá-lo nessa superação. É importante que o aluno com dificuldade registre, no caderno, as estratégias de resolução das atividades para que ele possa fazer consultas futuras caso haja necessidade. Escolher alguns alunos da turma e pedir a eles que apresentem os conceitos que foram estudados nessa sequência didática.
Avaliação
Verificar se os alunos utilizam a ideia de mediatriz e de bissetriz na resolução de problemas. Propor algumas questões como as indicadas a seguir para verificar se assimilaram os conteúdos.
1. Natália e Júlia costumam ir juntas para o trabalho e sempre se encontram em um ponto que esteja na mesma distância de suas casas. Represente a casa de Natália e Júlia por meio dos pontos A e B e, depois, determine ao menos cinco possíveis pontos em que elas poderiam se encontrar, de modo que esses pontos estejam à mesma distância da casa de ambas.
Verificar se o aluno considera que qualquer ponto da mediatriz do segmento de reta AB é solução para o problema.
2. Represente a bissetriz dos ângulos indicados a seguir.
a)
b)
Elaborado pelo autor.
0 Comments:
Postar um comentário