Sequência didática |
A ARTE E A PALAVRA
Nesta sequência, a proposta é que os alunos reflitam sobre o uso das linguagens verbal e não verbal nas diferentes formas artísticas. Sugere-se a criação e experimentação da técnica da colagem. Os alunos criarão uma colagem utilizando-se de palavras.
A BNCC na sala de aula
Objetos de conhecimento |
Artes Visuais Contextos e práticas Elementos da linguagem Materialidades Processos de criação |
Competências específicas |
8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o
trabalho coletivo e colaborativo nas artes. 9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e
internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões
de mundo. |
Habilidades |
Artes Visuais (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas
das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes
estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes
contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário,
a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos
visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes
visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço,
movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de
expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes
visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual,
coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos
convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais,
proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas
produções visuais. |
Objetivos de aprendizagem |
Refletir sobre o processo de criação de diferentes
artistas. Refletir, por meio da análise e experimentação artística,
sobre os diferentes usos das linguagens verbal e não verbal. Conhecer e experimentar a técnica da colagem. Pesquisar e conhecer artistas que utilizaram o poema ou a
poesia como principal fonte de inspiração em suas produções. Experimentar a criação individual em artes visuais. |
Conteúdos |
Linguagem verbal e linguagem não verbal Colagem Processos de criação |
Materiais e recursos
Aparelho para projeção de imagem e para som.
Materiais e suportes diversos para trabalho de colagem (papéis, retalhos de tecido, linhas, recortes de jornais e revistas, entre outros).
Tesoura.
Cola.
Desenvolvimento
Quantidade de aulas: 3 aulas.
Aula 1
Como os artistas se comunicam e demonstram sentimentos e opiniões? E você, como gosta de se expressar? Por meio de gestos, palavras escritas ou faladas? Qual é a sua linguagem?
Por meio da linguagem, o ser humano desenvolveu diferentes maneiras de interação social, de expressão, de comunicação. A necessidade de trocar ideias, bem como de manifestar sentimentos, emoções e opiniões, faz que cada um de nós busque, entre muitas possibilidades, um modo próprio de se relacionar e de se comunicar com as pessoas e com o mundo à nossa volta.
Na arte, as formas de se comunicar podem se misturar e originar novas linguagens. Os artistas buscam e experimentam materialidades, técnicas, linguagens e desenvolvem suas poéticas. Palavras faladas e escritas, gestos, movimentos, sons, símbolos visuais e imagens podem se encontrar, se misturar e criar novas maneiras de comunicação e expressão.
Nomad_Soul/Shutterstock.com
A mímica é uma forma de expressão humana e teatral em que os artistas se expressam por meio da linguagem não verbal. Nessa arte, gestos e movimentos corporais podem expressar e simbolizar sentimentos diversos.
Para iniciar a aula, organizar os alunos em pequenos grupos e propor que façam uma lista definindo e exemplificando o uso de diferentes linguagens (verbal e não verbal) no dia a dia. É sempre bem produtivo relacionar a temática com o cotidiano dos alunos, para que encontrem respostas em exemplos simples e na rotina escolar. Por exemplo, no trajeto de casa até a escola, como na imagem a seguir: destaca-se o uso da linguagem verbal ou da não verbal? O que nos dizem os símbolos? E as cores? O que nos transmitem as expressões faciais e os gestos dos personagens presentes na imagem?
Kakigori Studio/Shutterstock.com
Com base nas conversas anteriores, realizar com os alunos uma curadoria selecionando obras em que as linguagens verbal e não verbal se misturem. Artistas visuais como os brasileiros Alex Flemming (1954-) e Fefe Talavera (1979-) e o estadunidense Jean-Michel Basquiat (1960-1988) fazem uso das palavras em suas obras visuais. É interessante proporcionar momentos de apreciação, análise e reflexão das produções artísticas.
As perguntas a seguir podem auxiliar no processo de mediação:
Você conhece algum artista que faz uso da tipografia em suas obras?
Na sua opinião, por que os artistas misturam linguagens distintas e utilizam palavras em suas produções?
Ao final dessa etapa de trabalho, propor uma roda de conversa com a turma. Procurar despertar a atenção dos alunos para o processo criativo dos artistas, as diferentes maneiras de se expressar e comunicar na arte, enfatizando que na arte as linguagens podem se mesclar e originar produções únicas e abertas a diversas leituras e significados.
Aula 2
Photo Boutique/Shutterstock.com
Arte de rua em Berlim, Alemanha. Colagem de cartazes.
Para iniciar esta aula, sugerimos retomar brevemente o conteúdo da aula anterior.
A atividade proposta é uma colagem, individual ou coletiva, em que os alunos façam o uso de palavras, bem como de poemas, parlendas e/ou trava-línguas. Produções artísticas como a série Sumaré, do artista Alex Flemming, podem servir de inspiração para os alunos. Pode-se também buscar livros, documentários e vídeos sobre a técnica da colagem e apresentá-los para a turma.
A colagem é uma ótima técnica para ser trabalhada na escola, já que podem ser usados materiais simples e de fácil acesso em sua composição. Realizar com os alunos experimentações com diversos materiais e suportes, tais como colagens monocromáticas, que podem ser feitas com tiras de jornal; colagens tridimensionais com o uso de objetos diversos; composições com formas geométricas e/ou abstratas; técnicas mistas como desenho e pintura agregadas à colagem. Orientá-los no manuseio, características e potencialidades dos materiais. Aproveitar para trabalhar com a turma elementos da linguagem visual como ponto, linha, forma, direção, cor, entre outros. Os registros do processo criativo dos alunos podem ser feitos no Caderno de Artista ou no Diário de Arte.
Aula 3
Esta aula é dedicada à apresentação dos trabalhos realizados nos encontros anteriores. Promover uma mostra e uma roda de conversa com a turma a fim de que cada aluno comente o próprio trabalho e o dos colegas, com destaque para os registros do processo de criação, inspirações, facilidades e dificuldades. As perguntas a seguir podem nortear a conversa e, posteriormente, as respostas podem ser registradas no diário ou caderno dos alunos.
1. Durante o seu percurso de criação, quais técnicas e materiais foram agregados à técnica da colagem?
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno tenha experimentado diferentes técnicas e materiais no decorrer das aulas, tenha registrado suas preferências, bem como as dificuldades, as soluções encontradas e as novas descobertas.
2. No decorrer das aulas, quais foram as produções artísticas que mais lhe inspiraram? Quais foram suas referências para a realização do trabalho?
Resposta pessoal.
3. Como você se utilizou da linguagem verbal em seu trabalho? Para você, o que as palavras usadas representam?
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno relate suas inspirações e seu processo de criação.
Para trabalhar dúvidas
Cada aluno possui um tempo e uma maneira de compreender ou assimilar as discussões e os conteúdos propostos. Por isso, durante as aulas, alguns alunos podem apresentar dificuldade, queixar-se da dificuldade em “criar” e até mesmo se negar a realizar as propostas, principalmente as práticas. Nesse caso, sugere-se acompanhar mais de perto esses alunos, incentivá-los a investigar a poética pessoal e a rotina de diferentes artistas, com o objetivo de compreender o processo de criação, muitas vezes lento e tortuoso. Uma fonte de informações para auxiliar os alunos na compreensão do processo de criação é o livro Gesto inacabado, de Cecília Almeida Salles (5. ed. São Paulo: Intermeios, 2012).
Ampliação
O artista curitibano Adriano Catenzaro (1979-) produz colagens cheias de cores que se combinam com diferentes técnicas e materiais. Apresentar aos alunos algumas obras desse artista, disponíveis em seu site oficial, e promover uma roda de conversa sobre elas.
Fonte: PNLD
Créditos:
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