25 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: YOU ARE BEAUTIFUL THE WAY YOU ARE

???

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

YOU ARE BEAUTIFUL THE WAY YOU ARE

Esta sequência didática visa provocar uma reflexão sobre padrões de beleza, utilizando, para isso, atividades de escuta e interpretação de um poema sobre o tema. Os alunos também terão a oportunidade de elaborar uma estrofe de um poema falado que aborde o padrão de beleza imposto para os adolescentes brasileiros na atualidade, com o objetivo de encorajá-los a sentirem-se confortáveis com sua aparência.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento

Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos

Leitura de textos de cunho artístico/literário

Reflexão pós-leitura

Revisão de textos com a mediação do professor

Produção de textos escritos com mediação do professor/colegas

Habilidades

(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

(EF08LI06) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.

(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).

(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Objetivos de aprendizagem

Refletir sobre padrões de beleza em diferentes culturas.

Identificar características do gênero poesia falada.

Apreciar o poema A Brown Girl's Guide to Beauty, de Aranya Johar, bem como sua performance.

Compreender geral e detalhadamente uma estrofe do poema.

Identificar partes do corpo citadas na estrofe.

Discutir o uso de produtos de beleza e de cosméticos para embelezamento em diferentes culturas.

Planejar, escrever e revisar uma estrofe de um poema falado.

Realizar uma breve performance de uma estrofe de um poema falado em classe.

Conteúdos

Escuta, leitura e interpretação de texto literário

Poesia falada

Partes do corpo

Descrição de aparência física

Desenvolvimento

Tempo estimado: 3 aulas de 50 minutos cada uma.

Aula 1

Materiais e recursos

Cópias impressas das atividades propostas (uma por grupo).

Computador com acesso à internet.

Projetor.

Caixas de som.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min.

Iniciar a aula propondo aos alunos algumas questões para discussão. Essa conversa inicial pode ser realizada em grupos e, posteriormente, você pode expandi-la para a turma, conforme julgar mais apropriado.

O que significa beleza para vocês? Resposta pessoal.

Há um padrão de beleza a ser seguido? Qual? É possível que os alunos respondam que sim, e você pode aproveitar a oportunidade para questioná-los a respeito desse padrão, o quanto isso pode impactar a vida de uma pessoa, se os padrões estabelecidos são os que costumamos ver nas pessoas ao nosso redor etc. Em geral, os padrões de beleza estabelecidos são muitas vezes irreais, visto que as modelos e os modelos das capas de revista, por exemplo, são sempre muito maquiados e que as fotos passam por muitos ajustes e tratamento para poder mudar, justamente, o que estiver “inadequado” no corpo desses modelos, de acordo com tal padrão.

Quem estabelece esses padrões? Por quê? Resposta possível: A mídia é uma grande influenciadora nesse sentido e há inúmeras razões para isso, especialmente, relacionada às camadas com mais poder econômico e muitas vezes atreladas à compra de produtos. A ideia que a mídia e a propaganda pretendem “vender” é de que as pessoas precisam de um produto “x” ou “y” para poderem ficar “bonitas”, como a modelo ou o modelo que o está apresentando, seja uma roupa, um creme, uma maquiagem. É importante conversar com os alunos a respeito desse aspecto. Você pode comentar com eles que o mais importante é se sentir bem consigo mesmo, uma vez que os padrões de beleza são criados pela sociedade, irreais e muitas vezes inatingíveis.

Como vocês acham que os padrões de beleza são encarados ao redor do mundo? E em diferentes épocas? Resposta possível: Os padrões de beleza variam de acordo com a cultura, por isso, são construções sociais, e não regras estabelecidas. Os padrões também mudam de acordo com a época, o que pode ser observado por exemplo pelas obras de arte que retratam pessoas de forma diferente de acordo com a época. Você pode comentar com a turma, por exemplo, que justamente por ser uma construção social, esses “modelos” e “padrões” não são estanques, e por isso podem ser desconstruídos, já que cada pessoa tem características diferentes e concepções diferentes de beleza.

Atividade 2

Alunos: em duplas

Tempo estimado: 15 min

Explicar aos alunos que eles vão ouvir um trecho do poema falado da jovem poeta indiana Aranya Johar, mas que, antes disso, será proposto um brainstorm com a turma, resgatando os elementos que eles esperam encontrar em um poema. Perguntar a eles que elementos costumamos encontrar em um poema (versos, rimas, repetição de palavras, linguagem figurada etc.).

Esclarecer que a poesia falada tem outras características que serão estudadas na aula. Apresentar, então, o título do poema, “A Brown Girl's Guide to Beauty”, e as alternativas seguintes para que, em duplas, os alunos discutam o significado desse título e identifiquem quais informações eles esperam encontrar no poema. Você pode projetar a atividade ou ainda escrever as alternativas no quadro para que os alunos anotem as respostas no caderno.

Check what you predict you are going to listen.

1. make up instructions.

2. beauty problems men face in India.

3. beauty problems women face in India. X

4. problems of being fair or white in India.

5. problems of having brown skin tone in India. X

6. instructions on how to be a happy person.

Quando todas as duplas terminarem, tocar duas vezes o trecho do poema: JOHAR, A. A Brown Girl's Guide to Beauty. UnErase Poetry. 7 jul. 2017. Disponível em <http://pnld.me/kgtv8h> (acesso em: 16 out. 2018), do início até os 0:35 segundos, para que eles conheçam parte do texto e também confiram a resposta.

Por fim, pedir que os alunos compartilhem as suas respostas com os colegas de classe, discutindo brevemente como chegaram à conclusão sobre os assuntos que poderiam ser tratados no poema.

Atividade 3

Alunos: individualmente e em duplas

Tempo estimado: 15 min.

Desfazer as duplas para que os alunos trabalhem individualmente. Projetar as seguintes atividades, ou imprimi-las e distribuir a cada um deles. Você pode anotar o glossário no quadro, se julgar conveniente. Pedir a eles que, antes de realizar as atividades, leiam os enunciados, as alternativas e o trecho transcrito. Eles podem tentar inferir as alternativas antes de você tocar o áudio mais uma vez. Após realizarem a atividade, você pode deixar que comparem as respostas em duplas e tocar o áudio pausando após cada trecho para que eles possam conferir as respostas.

1. Listen to the first stanza again and decide if the statements are true (T) or false (F).

a) When she was a child, she used fairness creams. T

b) Brown skin tone is considered ugly in India. T

c) She had big chests for her age. F

d) She had a skinny waist. T

e) The best part of her body was her hair. F

f) People muted her voice and opinion. T

2. Listen and complete with the words you hear about parts of the body.

Since the age of 9 Ive been slapping my face with fairness creams

Every face wash was a slap in the face because I was a skin tone which was ugly

My chest was too small for a girl who just hit puberty

And my skinny waist and unhealthy thigh gap was the only thing I wore confidently around

I had a voice and opinion but they muted my sound

Probably because I was told, boys only like girls who are fair and lovely

[...]

JOHAR, A. A Brown Girl's Guide to Beauty. 7 jul. 2017. UnErase poetry.

Disponível em: <https://youtu.be/ZX5soNoPiII>. Acesso em: 16 out. 2018.

GLOSSARY

slap: a hit with the palm of your hand

mute: to silence

fair: white

gap: space or interval

Dica: se desejar, você pode explicar o uso do sufixo -ness para transformar um adjetivo em um substantivo em inglês. Fair > fairness.

Atividade 4

Alunos: em grupos de 4-5 alunos e turma como um todo

Tempo estimado: 10 min.

Ao final, pedir a eles que discutam, em grupos, o seguinte verso do poema: “Every face wash was a slap in the face / because I was a skin tone which was ugly”. Perguntar a eles, por exemplo, por que a menina diz que toda vez que lavava o rosto era como um tapa em sua cara.

Resposta possível: A adolescente tinha o tom de pele escuro para o padrão de beleza da cultura indiana. Então ela usava cremes de clareamento, que eram como tapas na cara, uma agressão a si mesma, pois mostravam que ela não se aceitava como era.

Em seguida, você pode abrir a discussão para a turma toda para que os alunos troquem ideias sobre o que conversaram:

Como vocês acham que ela se sentia? Fica claro que a menina se sentia mal por se sentir obrigada a utilizar algo que ela não desejava para tentar mudar algo que era sua característica física.

Por que ela sentia necessidade de usar o creme mesmo contra sua vontade? Os alunos podem responder inicialmente que o motivo era o fato de ela ter aprendido que os meninos gostavam apenas de meninas com tom de pele mais claro. O poema aborda questões sexistas e da objetificação das mulheres também. Dessa forma, muito provavelmente, ela quis mudar quem ela era por causa da pressão social e para se sentir aceita naquela sociedade. De acordo com a maturidade e grau de abstração dos alunos, você pode ir desenvolvendo a discussão com eles de forma que percebam que o mais importante é nos sentirmos bem e não tentar mudar quem somos por causa de um padrão social ou para agradar meninos ou meninas. Você pode ainda perguntar a eles como se sentiriam na situação da garota do poema e o que fariam. É importante você direcionar a discussão para que eles observem que, para sermos felizes, é preciso estarmos bem, amar a nós próprios. Esse aspecto será retomado na Aula 2.

Você pode então projetar o seguinte texto (ou imprimi-lo e distribuir aos grupos) para que façam uma leitura. Em seguida, você pode ainda propor as seguintes questões para discussão:

Por que as indianas usam cremes clareadores? Como o texto informa, essa questão está ligada ao passado da Índia, quando foi colonizada pelo Império Britânico. No imaginário coletivo, a brancura da pele estava relacionada à riqueza, à saúde etc. Porém, como podemos ver, esse padrão está ligado à propaganda e ao comércio de cremes clareadores também.

Em nossa cultura, também temos práticas que favorecem um determinado padrão de beleza. Quais delas são as mais comuns? Por que as pessoas vão contra a sua própria natureza para se encaixarem em um padrão que não é o seu? Você pode retomar aqui as discussões do início da aula. Espera-se que os alunos possam refletir e expor suas opiniões sobre esses padrões de beleza impostos que acabam por trazer mais sofrimento às pessoas, uma vez que muitas acabam indo de encontro às suas próprias características físicas, tentando mudá-las.

[]

In India you cannot only find endless colorful clothes, street food, historical monuments, but also endless variety of fairness creams. Why? Simply because of Indias colonial past a.k.a the British Empire. Being fair meant having wealth, luxury, and more importantly a status that commoners did not achieve in their lifetime. Apart from Bollywoods obsession of London, fairness creams discourage women to spend more time under the sun. Several adverts are made that show women gain more success after using fairness cream, thus implementing the idea that life is tough if you are dark skinned. Well-known fairness brands in India, sells fairness cream, lotion, face wash etc. After targeting the female audience for years, it moved on to male species, thus highlighting the importance of being light skinned.

[...]

RAJVANSHI, K. Whos Beautiful? How Beauty is Defined Around the World. The Indian Express, 11 ago. 2015. Disponível em: <https://indianexpress.com/article/lifestyle/fashion/whos-beautiful-how-beauty-is-defined-around-the-world/>. Acesso em: 30 ago. 2018.

Para trabalhar dúvidas

Se achar conveniente, antes da atividade, você pode revisar o vocabulário relacionado às partes do corpo. Para facilitar, se desejar, pode mostrar a figura a seguir.

???

GraphicsRF/Shutterstock.com

Avaliação

Caso você tenha entregado impressões das atividades de compreensão oral, você pode pedir aos alunos que entreguem a você essas folhas ou, caso anotem as respostas em folha separada, que façam o mesmo. Entretanto, você pode fazer uma verificação de forma oral, após cada atividade ser realizada, a fim de identificar os alunos que tiveram mais e o que tiveram menos dificuldades. Além disso, observar a participação e o engajamento de todos durante as atividades e as discussões. As seguintes perguntas podem ajudar nessa avaliação:

Os alunos conseguiram realizar as atividades de compreensão oral?

Em qual delas eles pareciam ter mais dificuldades?

Eles discutiram o tema com a turma dando opiniões e ideias compatíveis?

Eles entenderam que os padrões de beleza estabelecidos pela mídia são irreais?

Aula 2

Materiais e recursos

Atividades propostas impressas (uma por grupo de 4-5 alunos) ou projetadas.

Computador com acesso à internet.

Projetor.

Caixas de som.

Folhas A4.

Dicionários bilíngues.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min.

Iniciar a aula retomando o poema falado de Aranya Johar, “A Brown Girl's Guide to Beauty”, apresentando o vídeo completo. Pedir aos alunos que façam anotações sobre esse estilo de poesia, notando especialmente o que percebem de suas características. Você pode perguntar a eles se já viram algum poema ser declamado e, se sim, em que situações e o que notam de diferente. Você pode ir anotando as observações com eles, no quadro, à medida que forem dizendo algumas ideias. Por exemplo:

Strong and expressive opinion

Free verse poem

Concrete language (makes you imagine and feel what is being said)

Repetition of words

Rhymes

Captures the feelings of the poet

Eye contact

Esclarecer que o vídeo mostra a performance da própria autora do poema, a jovem Aranya, em um evento de poesia falada em Mumbai, Índia. Esse tipo de evento costuma ter vários poetas que, em apenas 3 minutos, realizam sua performance e recebem votos do público e de jurados que elegem qual foi a melhor, dentre todos os participantes, para receber algum tipo de prêmio.

Em seguida, reproduzir apenas a última estrofe do poema, do minuto 2:43-2:54, e projetar o trecho, se necessário. Perguntar a eles, então, o que a garota sugere ser o mais importante para desenvolvermos em nós mesmos (que sejamos nossos primeiros amores e que é preciso amar todas as formas e tons).

[...]

Lets begin by being our first one lovers

Because people arent made to fit or custom-made,

Its time to realize love comes in all shapes and shades

Its time we loved, all shapes and shades.

JOHAR, A. A Brown Girl's Guide to Beauty. 7 jul. 2017. UnErase poetry.

Disponível em: <https://youtu.be/ZX5soNoPiII>. Acesso em: 16 out. 2018.

Atividade 2

Alunos: grupos de 4-5 alunos

Tempo estimado: 10 min.

Pedir aos alunos que, em grupos, listem seis aspectos relacionados aos padrões de beleza no Brasil, especialmente para adolescentes. Eles devem observar, por exemplo, como são as propagandas direcionadas a eles, como são as pessoas que aparecem nelas, que produtos elas tentam vender, que ideias e padrões de beleza eles tentam passar.

Os seguintes tópicos podem ajudar os grupos nessa reflexão e na listagem dos seis itens:

Beauty habits we have in Brazil;

What Brazilian teens usually do to look more attractive;

How are the ads of beauty products for teens;

Who is considered beautiful;

What your parents says about beauty;

Atividade 3

Alunos: mesmos grupos da atividade anterior

Tempo estimado: 20 min.

Com base nas respostas da atividade anterior, os alunos devem escolher um aspecto sobre padrões de beleza e adolescência para escreverem uma estrofe de um poema falado, usando um dos trechos estudados do poema de Aranya Johar como parâmetro. Eles devem criar essa estrofe para encorajar outros adolescentes a sentirem-se bem com sua aparência e a aumentarem a autoestima.

A estrofe deverá ter de 4-6 linhas e trazer elementos característicos da poesia falada estudados nas atividades anteriores. Além disso, os alunos devem levar em consideração as reflexões que fizeram durante as aulas. Você pode escrever no quadro as seguintes informações para guiá-los:

What? A stanza of a spoken poem.

To whom? Other teens.

What for? To encourage them to feel good about their appearance.

Where? In the classroom.

É importante prestar auxílio no momento da produção, disponibilizando aos alunos, novamente, o vocabulário relativo às partes do corpo e, se necessário, permitir a consulta a dicionários bilíngues.

Atividade 4

Alunos: mesmos grupos da Atividade 2

Tempo estimado: 10 min.

Após a escrita do poema, orientar os alunos a realizar a revisão. Se julgar pertinente, eles podem usar esta pequena checklist, que você pode distribuir ou transcrever no quadro:

Desenvolvi um tema sobre beleza para adolescentes brasileiros?

Um adolescente brasileiro se identificaria com esse poema?

Incluí elementos característicos da poesia falada no meu poema?

A estrofe tem um tamanho adequado?

A linguagem está adequada?

Revisei o texto?

Orientá-los a compartilhar a estrofe com outro grupo, que poderá usar a mesma checklist apresentada para realizar mais uma revisão. Os alunos devem fazer as alterações sugeridas, caso achem pertinentes, e entregar a você o texto passado a limpo.

Avaliação

Você pode utilizar as perguntas a seguir para a produção dos alunos, mas também é importante avaliar a participação deles no grupo durante a realização das atividades. Para isso, é necessário monitorar todo o andamento e fazer anotações sobre elas, buscando sempre evidências que demonstrem o aprendizado realizado pelos alunos.

O assunto proposto foi desenvolvido com clareza na estrofe?

A estrofe produzida está de acordo com o público-alvo?

As estrofes contêm de 4 a 6 versos?

Foram utilizados os recursos da poesia falada na escrita das estrofes? Quais?

O texto é coerente, coeso e inteligível?

Sugerimos que nessa avaliação das estrofes produzidas pelos alunos, você apenas aponte em seu feedback aspectos relevantes relativos a inteligibilidade, coerência e coesão; observar para que não interfira na produção artística deles, de modo a respeitar esse modo de expressão.

Aula 3

Materiais e recursos

Textos dos alunos produzidos na Aula 2.

Opcional: Celulares ou tablets com câmera para gravar as apresentações.

Atividade 1

Alunos: grupos de 4-5 alunos

Tempo estimado: 15 min.

Devolver aos alunos as estrofes produzidas na Aula 2, com o seu feedback, e orientá-los a analisá-las e refletir se é preciso fazer algum tipo de ajuste.

Dizer aos alunos que eles devem preparar as suas performances para a turma, levando em consideração os aspectos estudados sobre o gênero poesia falada. Caso julgue pertinente, você pode apresentar a eles o acrônimo SELF que pode ajudá-los a manter uma boa postura, olhar sempre para o público, usar um volume adequado da voz para que todos os escutem e demonstrar sentimento e emoção na fala:

Stand up straight  Youve heard this one before.

Eye contact  Look at your audience. This will be much easier if you memorize your poem and dont have to look at your notes.

Loud enough  The people in the back of the room should be able to hear you.

Feeling and emotion  If you care, your audience will care.

HEARD, G. Welcome to Writing Poetry. Teaching Matters. Nova York, 2010. Disponível em: <www.teachingmatters.org/files/poetryunit.pdf>. Acesso em: 2 de set. 2018.

Reservar alguns minutos para que os grupos pratiquem as performances. Eles podem eleger um aluno do grupo para ler a estrofe ou podem se organizar de modo que cada membro do grupo declame um verso.

Atividade 2

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 25 min.

Esse é o momento da apresentação dos alunos. Enquanto um grupo se apresenta, os demais devem prestar atenção e anotar o que acharem interessante no texto produzido por ele.

É essencial manter a turma em atitude respeitosa para com os colegas que estiverem se apresentando. Se possível, filmar as performances para que sirvam para autoavaliação da turma em um momento posterior. Se desejar, verificar com a direção da escola a possibilidade de disponibilizar os vídeos no site da escola, inclusive com relação ao uso da imagem dos alunos, pois é provável que necessite da autorização dos responsáveis.

Atividade 3 + Avaliação final

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min.

Se possível, dispor a turma em círculo para debater os pontos mais relevantes que foram mencionados nas estrofes produzidas. Nesse momento, é fundamental perceber quais foram as principais reflexões propostas, de que forma as estrofes produzidas encorajavam adolescentes a sentirem-se bem consigo mesmos etc.

Avaliação

Nesta última aula, algumas questões a serem observadas são as seguintes:

Como foi a apresentação dos poemas?

Durante a apresentação dos colegas, todos mantiveram postura respeitosa?

A discussão depois das apresentações levantou temas relevantes para adolescentes sobre padrões de beleza?

Ampliação

Uma forma de ampliar é propor que os alunos escrevam mais algumas estrofes para criar um poema falado por grupo, para apoiar outros adolescentes a sentirem-se bem com a aparência. Após a criação dos poemas (passando pela etapa de preparação da escrita, escrita e revisão), você pode organizar junto da direção da escola uma apresentação de todos os poemas para os alunos da escola ou mesmo de outras escolas, em uma espécie de festival.

Para as performances dos poemas, os alunos podem até mesmo utilizar algum figurino, escrever o poema em cartolinas para que todos possam acompanhar etc. As performances deles podem ser filmadas e disponibilizadas no site da escola (caso seja autorizado pela direção e pelos responsáveis pelos alunos).

Avaliação Final

Pedir aos alunos que respondam às seguintes perguntas. As respostas deles juntamente com outras avaliações realizadas no decorrer da sequência poderão lhe fornecer subsídios para reorientar seu planejamento, se for necessário, ou auxiliar alunos que possam apresentar alguma dificuldade.

Sim

Mais ou menos

Não

Participei das discussões em sala de aula e com o grupo sobre padrões de beleza?

Entendi que padrões de beleza são estabelecidos socialmente e podem mudar?

Entendi as características da poesia falada?

Criei em parceria com meus colegas uma estrofe para encorajar outros adolescentes a sentirem-se bem com a própria aparência?

Participei das atividades e da apresentação da estrofe?


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário