SEQUÊNCIA DIDÁTICA:WORLD SONGS |
Nesta sequência didática, será trabalhado o gênero textual música, abordando suas características e funções. Os alunos vão ouvir diferentes tipos de música e vão assistir a um vídeo de reações de crianças a músicas da banda The Beatles.
Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos
Objetos de conhecimento | Negociação de sentidos (mal-entendidos no uso da língua inglesa e conflito de opiniões) Usos de recursos linguísticos e paralinguísticos no intercâmbio oral Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos Construção de repertório artístico-cultural. Impacto de aspectos culturais na comunicação. |
Habilidades | (EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas. (EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral. (EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos. (EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas. (EF08LI19) Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais. |
Objetivos de aprendizagem | Perceber como uma mesma música pode causar diferentes reações em cada pessoa Reconhecer a música como um agente catalisador de diferentes emoções e expressões Identificar as características do gênero textual música Ler e interpretar um texto sobre o gênero textual música Debater sobre gostos musicais |
Conteúdos | Músicas: Primavera (Primeiro Movimento), de Vivaldi; Happy, de Pharrell Williams; I Will Wait, da banda Mumford & Sons. Texto The Functions of Music (impresso ou projetado). Vídeo KIDS REACT TO THE BEATLES. |
Desenvolvimento
Tempo estimado: 2 aulas de 50 minutos cada uma
Aula 1
Materiais e recursos
Equipamento de áudio para apresentar as músicas a serem trabalhadas.
Texto The Functions of Music 1-5 (impresso ou projetado).
Músicas: Primavera (Primeiro Movimento), de Vivaldi; Happy, de Pharrell Williams; I Will Wait, de Mumford & Sons (ver Referências bibliográficas).
Folhas de papel sulfite A4.
Procedimentos
Atividade 1
Alunos: a turma como um todo
Tempo estimado: 20 min
Para introduzir o tema desta sequência, iniciar a aula perguntando aos alunos que tipo de música costumam ouvir e em que idiomas são as letras dessas músicas. Deixar que os alunos participem livremente. Antes de apresentar a primeira música, pedir aos alunos que se concentrem, pois, assim que a música começar, eles devem responder às perguntas a seguir. Sugerimos que escreva as questões no quadro, para os alunos repetirem a tarefa com as três músicas. Eles podem responder oralmente ou no caderno.
1. Ao escutar essa música, você: Respostas pessoais.
a) desliga o som.
b) fica indiferente.
c) deixa tocar como música de fundo.
d) escuta prestando atenção.
2. O que você sente ou imagina ao ouvir essa música? Respostas pessoais.
3. Se a música fosse de um filme, de que tipo de filme seria? Respostas pessoais.
4. Em que situação você imagina que essa música seria tocada? Respostas pessoais.
Antes de começar o trabalho com a música seguinte, pedir que os alunos compartilhem suas respostas. Repetir a atividade com a segunda e a terceira música, compartilhar e discutir as respostas obtidas, que muito provavelmente serão bastante individualizadas. Aproveite para ressaltar que as músicas são produtos culturais, contextualizados em suas épocas e nas sociedades em que foram concebidas. Sendo assim, um tipo de música poderá estar mais presente em uma situação, e não em outra; em uma época, e não em outra. Discutir ainda os possíveis preconceitos em relação a determinados gêneros musicais e questionar os alunos sobre a necessidade de se conhecer e entender com mais profundidade como se desenvolveu um determinado gênero musical para que alguém seja capaz de apreciá-lo melhor.
Atividade 2
Alunos: a turma como um todo
Tempo estimado: 30 min
Agora que os alunos já foram introduzidos à temática da música, convidá-los à reflexão sobre o gênero textual música com base no texto e questões a seguir. Antes de começar a leitura, explicar aos alunos que eles vão ler um texto dividido em duas partes. Distribuir cópias do texto para os alunos ou projetá-lo de forma que todos consigam ler. Pedir aos alunos que, primeiro, passem o olhar rapidamente sobre os parágrafos, principalmente sobre o início de cada um deles, deem seus palpites a respeito do conteúdo do texto e lancem suas hipóteses sobre de que forma o texto está relacionado às músicas que ouviram na atividade anterior. Depois, pedir a eles que leiam os itens 1-5 e respondam às perguntas que seguem.
The Functions of Music
1 - Emotional Expression
Music provides a vehicle for expression of ideas and emotions (love, social protest songs) or personal feelings (grief, joy, fright etc.). It can convey ideas or perceptions, for example, in a horror movie the music will follow certain characteristics to intensify the "fear".
2 - Aesthetic Enjoyment
Music enjoyment involves contemplation of artistic expression in terms of beauty, meaning, and or power to evoke an experience. We can find pieces of music pleasant or unpleasant in our personal aesthetic sense.
3 - Entertainment
Music usually engages a person’s attention in something that is agreeable, amusing, or diverting for someone. It is often part of other means of entertainment as cinema, theater, and electronic games.
4 - Communication
Music is not a universal language, but it is shaped in terms of culture of which it is a part, conveying its messages. Music also has specific rules like language that follow things like syntax.
5 - Symbolic Representation
Music symbolizes or represents cultural values, abstract ideas or occasions which hold affective meaning (national anthem, protest songs, theme songs, jingles). Music can also be part of social movements in which individuals seek to express social and/or political pleasure or displeasure.
Fonte de pesquisa: MERRIAM, Allan Parkhurst; MERRIAM, Valerie. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press. 1964, p. 219-226.
Reproduzir as questões no quadro para que os alunos as copiem e as respondam no caderno. Reservar até 20 minutos para que façam a leitura e respondam às questões. Após terminarem, fazer a correção com a turma toda.
1. What are the five functions of music presented in the first part of the text? They are Emotional Expression, Aesthetic Enjoyment, Entertainment, Communication and Symbolic Representation.
2. Why is music used in horror movies? To intensify the fear.
3. Where is it possible to find music as an entertainment? It is possible to find in cinema, theater and electronic games.
4. In what way music is compared with language in the text? Music has specific rules like language.
5. What are the examples given as symbolic representation? The examples are: national anthem, protest songs, theme songs, and jingles.
Avaliação
Você pode avaliar o entendimento dos alunos pedindo que copiem a pergunta abaixo em uma folha avulsa e a entreguem a você após responderem e escreverem seus nomes.
Think about your favorite music. Which of the five functions of the music it can be classified? Personal answers.
A intenção desta avaliação é verificar se os alunos conseguiram compreender as especificidades de cada categoria de classificação de funcionalidade da música apresentadas nessa primeira parte do texto e se são capazes de relacioná-las com seus gostos musicais.
Aula 2
Materiais e recursos
Texto The Functions of Music 6-10 (impresso ou projetado).
Vídeo KIDS REACT TO THE BEATLES (ver Referências bibliográficas).
Computador com acesso à internet.
Procedimentos
Atividade 1
Alunos: a turma como um todo
Tempo estimado: 20 min
Para retomar o conteúdo visto na aula anterior, dizer aos alunos que vão assistir a um vídeo sobre reação de crianças ao som da banda The Beatles (apresentar até o minuto 4min23s do vídeo). Algumas músicas da banda são apresentadas para as crianças e elas reagem de formas diferentes a cada uma delas. Nesse momento, os alunos não precisarão escrever nada, mas sugerimos escrever as perguntas a seguir no quadro porque elas conduzirão o debate em sala de aula. Sugerimos, também, apresentar o vídeo de forma pausada e, a cada música, repetir as perguntas aos alunos.
1. Do you think the kids liked the song or not? Personal answers.
2. What does make you believe that the reaction was positive or negative? Personal answers.
Explicar aos alunos que, neste momento, não se preocupem em entender exatamente o que cada criança no vídeo diz. O importante é prestar atenção nas reações faciais e movimentos corporais que a música causa em cada criança.
Atividade 2
Alunos: a turma como um todo
Tempo estimado: 15 min
Os alunos, agora, farão a leitura da segunda parte do texto apresentado na aula anterior. Distribuir cópias do texto para os alunos ou projetá-lo de forma que todos consigam ler. Pedir que os alunos, primeiro, passem o olhar rapidamente sobre os parágrafos, principalmente o início de cada parágrafo, e lancem suas hipóteses sobre de que forma o texto está relacionado ao vídeo que acabaram de assistir.
6 - Physical Response
Music is used to accompany dance, other moving activities and it elicits, excites, and channels physical attitudes. Listening to fast-paced, upbeat music helps runners to run at a quicker pace, for example.
7 - Enforcing Conformity to Social Norms
Music can be used to direct warning to members of a society or indicating what is considered proper behavior (songs for children devised to reinforce the values and ideas that parents, schools, and society wish to instill in young children).
8 - Validation of Social Institutions and Religious Rituals
Music can be used to tell people what to do and how to do it, as it happens in a religious service. Many cultures of institutions have songs that embodies part of their individual culture, as martial songs.
9 - Contribution to the Continuity and Stability of Culture
Music is a summative activity for the expression of values, whereby the “central beliefs” of a culture are exposed (passing along music, as traditional folk songs, from one generation to the next).
10 - Contribution to the Integration of Society
Music brings people together. It can invite and encourage individuals to participate in groups activities. Music can create bonds and build communities identities.
Fonte de pesquisa: MERRIAM, Allan Parkhurst; MERRIAM, Valerie. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press, 1964. p. 219-226.
Reproduzir as questões no quadro para que os alunos as copiem e as respondam no caderno. Reservar até 15 minutos para que façam a leitura e respondam às questões. Após terminarem, fazer a correção com a turma toda.
1. What are the other five functions of music presented in the second part of the text?
They are: Physical Response, Enforcing Conformity to Social Norms, Validation of Social Institutions and Religious Rituals, Contribution to the Continuity and Stability of Culture and Contribution to the Integration of Society.
2. How can music contribute to continuity and stability of culture?
It can contribute passing along music, as traditional folk songs with expression of values, from one generation to the next.
3. What are children’s songs used for?
Children’s songs have the function to enforcing conformity to social norms because they reinforce the values and ideas that parents, schools, and society wish to instill in young children
Atividade 3 + Avaliação final
Alunos: a turma como um todo
Tempo estimado: 15 min
Para finalizar, convidar os alunos para um debate sobre o que foi visto nessas duas aulas. Sugerimos as perguntas a seguir como forma de conduzir e iniciar o debate, qualquer outra pergunta sobre o tema também poderá ser acrescentada. Perguntar em voz alta para que os alunos respondam oralmente.
1. Qual a relação entre as músicas que você ouviu no início desta sequência com o texto e o vídeo?
Ao ouvir as músicas, os alunos reagiram a elas de acordo com as perguntas da Atividade 1 da primeira aula. Da mesma forma que as crianças no vídeo. O texto fala sobre as funções da música e as reações que ela provoca nos ouvintes. Verificar se os alunos conseguiram fazer essa relação.
2. Como você reage a uma música de que você gosta? E como reage a uma música de que não gosta? Respostas pessoais.
3. Qual seu gênero favorito de música? O que faz você gostar tanto dele? Respostas pessoais.
4. Qual o gênero de música de que você menos gosta e por quê? Respostas pessoais.
Deixar que os alunos participem livremente. Cuidar para que a interação entre os alunos seja educada em relação à maneira que eles expressam suas opiniões e como reagem às opiniões dos colegas. Cuidar, também, para que todos os alunos tenham seus turnos de fala respeitados e que todos consigam participar.
Avaliação Final
Para esta sequência didática, sugerir aos alunos que se autoavaliem com o auxílio da ficha a seguir. Aqui, você tem a chance de observar se mais atividades são necessárias para desenvolver o interesse dos alunos pela leitura ou para inferir sentido em textos não explícitos. Com base nesse e em outros instrumentos de leitura, você poderá verificar a necessidade de reorganizar seu planejamento e/ou conversar com os alunos que estejam com dificuldade para poder, junto deles, pensar em estratégias que possam auxiliar sua aprendizagem de língua inglesa.
:-) | :-| | :-( | |
Identificar as reações que a música provoca em mim. | |||
Identificar as funções da música. | |||
Ler e interpretar um texto em inglês sobre as funções da música. | |||
Interpretar um vídeo sobre reações de crianças a músicas. apenas observando gestos e movimentos faciais. | |||
Debater sobre minhas percepções acerca do conteúdo da sequência de forma educada e respeitosa. |
Referências bibliográficas
KIDS REACT TO THE BEATLES. Produção: FBE.24 fev. 2013. Vídeo: (8min56s). Disponível em: <https://youtu.be/_M9US-cXJMo>. Acesso em: 9 nov. 2018.
MERRIAM, Allan Parkhurst; MERRIAM, Valerie. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press, 1964. p. 219-226.
MUMFORD & SONS. I Will Wait. 9 set. 2012. Vídeo (5min12s). Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=rGKfrgqWcv0>. Acesso em: 9 nov. 2018.
PHARRELL WILLIAMS. Happy. 8 jan. 2014. Vídeo (4 min). Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=ZbZSe6N_BXs>. Acesso em: 9 nov. 2018.
VIVALDI. Primavera. Produção: Classical Concert Chamber Orchestra. 16 jun. 2014. Vídeo (3min16s) Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=e3nSvIiBNFo&feature=youtu.be>. Acesso em: 9 nov. 2018.
Fonte: PNLD
0 Comments:
Postar um comentário