25 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Rethinking Consumption

???

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Rethinking Consumption

Nesta sequência didática, será abordado o consumo consciente e coletivo como uma alternativa aos hábitos de consumo contemporâneos. Também serão apresentados os benefícios que tais hábitos podem trazer para vida das pessoas.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento

Funções e usos da língua inglesa: persuasão

Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho argumentativo

Habilidades

(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

(EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.

Objetivos de aprendizagem

Repensar os hábitos de consumo.

Expor pontos de vista e argumentos com autonomia.

Compreender um anúncio sobre o movimento Buy Nothing Day.

Ler um texto sobre ideias alternativas para evitar o consumo e sustentar o movimento Buy Nothing Day.

Refletir sobre os argumentos expostos no anúncio e sobre a leitura, expondo seu ponto de vista.

Conteúdos

Imagem Buy Nothing Day

Vídeo Adbuster – Buy Nothing Day

Reportagem do site The Washington Post

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 2 aulas de 45-50 minutos cada.

Aula 1

Materiais e recursos

computador com projetor

vídeo Adbuster – Buy Nothing Day

imagem Buy Nothing Day

papel, se possível reciclado

Procedimentos

Atividade 1: Turma toda, em suas carteiras. 10 min.

Para introduzir o tema Rethinking Consumption, iniciar a aula perguntando aos estudantes sobre seus hábitos de consumo. Perguntar se eles já ouviram falar no termo Black Friday e o que isso significa. Explicar que Black Friday é como ficou popularmente conhecido o dia após o feriado de Thanksgiving, em que as compras para as festas de fim de ano começam e há um grande incentivo por meio de descontos por parte dos comerciantes para estimular a compra. Mostrar a imagem a seguir para toda a turma e perguntar se eles já ouviram falar em Buy Nothing Day e qual o significado disso. Escrever no quadro a atividade que segue, fazer a leitura das alternativas e pedir aos estudantes que escolham a alternativa mais apropriada. A resposta será conferida na próxima atividade, com a reprodução de um anúncio.

???

gguy/Shutterstock.com

1. Buy Nothing Day is a movement that encourages people to 

a) buy less for only one day.

b) buy less or nothing forever.

c) buy more on Black Friday only.

d) buy less or nothing for at least one day. X

Atividade 2: Turma toda, em suas carteiras. 20 min.

Dizer aos estudantes que eles assistirão a um anúncio sobre a campanha Buy Nothing Day. Escrever no quadro as seguintes expressões: North American, Mexican, Chinese person, person from India, world, die, November. Comentar que essas expressões vão aparecer no anúncio e perguntar aos estudantes como imaginam que elas estarão relacionadas. Acolher as contribuições que derem. Em seguida, reproduzir o vídeo pela primeira vez, a fim de que tomem nota das principais informações e corroborem/corrijam suas previsões. Ao final, pedir aos estudantes que comentem entre todos as anotações realizadas e se suas previsões estavam corretas ou não.

Em seguida, dizer a eles que assistirão ao vídeo mais uma vez, mas que agora devem prestar atenção aos recursos de persuasão usados no anúncio. Projetar a atividade a seguir no quadro e fazer a leitura de cada item para que os estudantes entendam as informações que devem encontrar. Buscar solucionar qualquer dúvida em relação ao vocabulário da atividade. Reproduzir o vídeo mais uma ou duas vezes, para que possam fazer a Atividade 2.

2. Which strategies can we find in the ad to defend the need of the campaign Buy Nothing Day?

a) Comparisons. X

b) Quotations.

c) Shocking images. X

d) Testimonies.

e) Sentences in imperative. X

f) Happy soundtrack.

Pedir aos estudantes que, em duplas, verifiquem suas respostas e comentem quais elementos do vídeo podem comprová-las. Em seguida, abrir a discussão para toda a turma, fazendo a correção e pedindo que mencionem as justificativas para as respostas. Eles poderão mencionar que os itens AC e E estão corretos, pois, por exemplo: no início do vídeo, o narrador menciona que um estadunidense consome muito mais do que um mexicano, chinês ou indiano; aparecem imagens impressionantes de uma imensa quantidade de produtos em um lixão; e pode-se escutar a seguinte sentença: Give it a rest!.

Atividade 3: Turma toda, em suas carteiras. 20 min.

Convidar a turma para uma discussão. Para isso, pedir aos estudantes que organizem suas carteiras em um grande círculo pela sala para que todos consigam se ver e se ouvir. Escrever no quadro as atividades a seguir para conduzir e orientar a discussão de ideias entre os estudantes.

1. Do you agree with the campaign? Why or why not? Personal answers.

2. Can you add another argument to defend the need of the campaign?

Personal answers.

3. Is there any argument to refuse the need of the campaign By Nothing Day? Which one? Personal answers.

4. Do you think that we need this campaign in Brazil? Why or why not? Personal answers.

Reservar 10 minutos para que todos os estudantes reflitam sobre as perguntas e possam se posicionar. O importante é que eles expressem suas opiniões em língua inglesa, defendendo o seu ponto de vista. Eles podem argumentar e até tentar convencer os colegas, porém sempre respeitando-os. Dar início ao debate, cuidando para que todos os estudantes consigam participar e que todas as participações sejam respeitadas em relação ao turno de fala de cada um.

Avaliação

Pedir aos estudantes que copiem o quadro a seguir em uma folha avulsa, preencham-na e a entreguem a você.

:-)

:-|

:-(

1. Consegui compreender o anúncio sobre a campanha Buy Nothing Day.

2. Consegui identificar os recursos de persuasão presentes em um anúncio.

3. Pensei criticamente sobre a necessidade da campanha Buy Nothing Day e justifiquei/embasei meu ponto de vista, usando argumentos para tanto.

4. Usei inglês durante todo o debate.

Recolher esse instrumento de avaliação e juntá-lo às outras avaliações feitas ao longo das aulas. Assim, você terá ferramentas para conversar com cada estudante e traçar planos para melhorar aquilo que precisa ser ajustado ou simplesmente elogiar e valorizar o que está indo bem.

Aula 2

Materiais e recursos

computador com projetor (opcional)

texto The Buy Nothing Movement: Give up your stuff and pick up some friends (projetado ou impresso)

papel, se possível reciclado

Procedimentos

Atividade 1: Turma toda, em suas carteiras. 5 min.

Para iniciar esta aula, perguntar aos estudantes o que eles costumam fazer com aquilo que não querem mais, mas continua em bom estado. Perguntar, também, se eles conhecem alguma iniciativa ou algum programa em que pessoas possam anunciar aquilo que não querem mais ou até mesmo pegar para si aquilo que outras pessoas não querem. Deixar que os estudantes participem livremente, contando o que sabem ou já ouviram falar sobre o assunto.

Atividade 2: Turma toda, em suas carteiras. 30 min.

Dizer aos estudantes que eles farão a leitura de um texto sobre uma iniciativa para diminuição do consumo. Escrever o título do texto no quadro (The Buy Nothing Movement: Give up your stuff and pick up), pedir que o leiam e que comentem que tipo de informação eles acreditam que encontrarão no texto. Deixar que opinem livremente e anotar no quadro as principais ideias levantadas. Em seguida, distribuir cópias ou projetar o seguinte trecho da reportagem, de forma que todos os estudantes consigam ler. Pedir aos estudantes que façam uma primeira leitura rápida, anotando em seus cadernos as ideias e palavras que eles consideram chave para a compreensão do conteúdo geral do texto.

[] What happens to those discards?

Most will end up in the trash, of course, while others will languish forgotten in the corner of a dark garage or a musty attic. But on the last Saturday of every month, some are laid out on the front lawn [].

This is a Free Store, a yard sale without price tags, where everything old is considered anew.

The host of this store in Brookland is an organization called the Peace House, a nonprofit focused on enacting social change locally. In this case, that means encouraging neighbors to give their stuff away and take the stuff that others leave behind.

[]

When discards are given a second chance, a lot can happen. [...]

One persons trash is another persons treasure, says Feriha Kaya, a Peace House co-manager, chuckling at her own cliche. But rarely is treasure as readily available  and as price-less, literally  as the items up for grabs at the Free Store. []

GLOSSARY

attic: sótão

chuckle: rir

enact: decretar

languish: apodrecer, mofar

lawn: gramado

lay out: organizado

musty: mofado

up for grabs: em disputa

yard: jardim

WANG, Yanan. The Buy Nothing Movement: Give up your stuff and pick up some friends. The Washington Post, 13 ago. 2015. Disponível em: <www.washingtonpost.com/lifestyle/style/the-buy-nothing-movement-give-up-your-stuff-and-pick-up-some-friends/2015/08/13/4a20be16-3af4-11e5-b3ac-8a79bc44e5e2_story.html?noredirect=on&utm_term=.ea4315f72265>. Acesso em: 26 out. 2018.

Deixar que os estudantes trabalhem nesta parte da atividade por entre 5 e 10 minutos. Em seguida, para verificar a compreensão após a primeira leitura, solicitar que compartilhem suas anotações (as ideias-chave) com o restante da turma e suas impressões gerais sobre o texto. Anotar no quadro todas as palavras, as ideias e os conceitos relevantes apresentados pelos estudantes. Em seguida, escrever ou projetar as seguintes perguntas no quadro. Pedir aos estudantes que as copiem, que voltem a ler o texto (agora em mais detalhes) e que respondam às perguntas em seus cadernos.

1. According to the text, what happens to the discards? Most will end up in the trash, while others will languish forgotten in the corner of a dark garage or a musty attic.

2. How does the Free Store work? It works as a yard sale without price tags, where everything old is considered anew.

3. What does the Peace House do? It encourages neighbors to give their stuff away and take the stuff that others leave behind.

4. Do you agree with the statement One persons trash is another persons treasure? Why or why not? Personal answers. Students are expected to realize that many things can be reused or that the goods we do not want can be useful to someone else.

5. In your opinion, which benefits can the campaign promote? Personal answers.

Assim que a turma toda finalizar a tarefa, pedir aos estudantes que comparem suas respostas com as de seus colegas mais próximos. Corrigir a atividade oralmente, incentivando-os a compartilhar suas respostas com o restante da turma.

Atividade 3: Turma toda, em suas carteiras. 10 min.

Agora que já fizeram a leitura e encontraram informações específicas no texto, pedir aos estudantes que pensem sobre suas práticas diárias em relação àquilo que não querem mais e que ainda está em bom estado. Convidá-los para uma conversa em grupo. Perguntar o que eles acharam da ideia proposta no texto ou se têm outras ideias que colaborariam com uma diminuição de consumo. Perguntar, também, se eles repensaram seus hábitos de consumo ou até sobre a forma como cuidam de seus pertences a fim de fazer com que durem mais e não precisem ser substituídos tão cedo.

Avaliação final

Escrever a atividade a seguir no quadro para que a turma a copie. Pedir aos estudantes que escrevam seus nomes em uma folha avulsa e que, individualmente, elaborem um pequeno parágrafo de acordo com a proposta a seguir e o entreguem a você.

How can you relate the ad from the first class to the text? Expose your own ideas. Personal answers. It is expected that the students can relate the video and the text and recognize the similarities between them. They can use as an example the fact that both, text and video, encourage a decrease in consumption.

Durante a correção, avaliar a capacidade dos estudantes de relacionar os dois textos (oral e escrito), além de expressar com coerência seu ponto de vista. Juntar a ficha aos portfólios. Ao identificar problemas, pensar em atividades de reforço com foco na área que ainda precisa ser desenvolvida.

Referências bibliográficas

ADBUSTERS: Buy Nothing Day. Produção: Adbusters Media Foundation. 5 jan. 2013. Vídeo (32s). Disponível em: <https://vimeo.com/56821946>. Acesso em: 24 nov. 2018.

WANG, Yanan. The Buy Nothing Movement: Give up your stuff and pick up some friends. The Washington Post, 13 ago. 2015. Disponível em: <www.washingtonpost.com/lifestyle/style/the-buy-nothing-movement-give-up-your-stuff-and-pick-up-some-friends/2015/08/13/4a20be16-3af4-11e5-b3ac-8a79bc44e5e2_story.html?noredirect=on&utm_term=.ea4315f72265>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário