25 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: POETRY AND POEMS

???

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

POETRY AND POEMS

Nesta sequência didática, o aluno irá explorar diferentes tipos de poemas, conhecendo suas estruturas. Como produção, são dadas duas opções: a pesquisa de outros poemas com o objetivo de aumentar o repertório literário em língua inglesa ou a produção de poemas pelos alunos.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento

Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho informativo/jornalístico

Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos

Leitura de textos de cunho artístico/literário

Construção de repertório artístico-cultural

Habilidades

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

(EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

Objetivos de aprendizagem

Identificar informações em um texto oral.

Identificar diferentes poemas.

Pesquisar poemas.

Compor poemas simples. 

Conteúdos

Compreensão de texto oral

Compreensão de texto escrito

Apreciação estética de poemas

Desenvolvimento

Tempo estimado: 3 aulas de 50 minutos cada uma

Aula 1

Materiais e recursos

Projetor de imagens.

Computador com acesso à internet (para acessar e projetar um vídeo).

Atividades de compreensão auditiva projetadas ou impressas (uma para cada dupla ou trio).

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Iniciar a aula fazendo algumas perguntas sobre poemas aos alunos como forma de ativar o conhecimento prévio deles.

1. Você costuma ler poemas? Se sim, quais? Caso sim, quais você conhece ou já leu, seja em português, inglês ou em outra língua? Resposta pessoal.

2. O que você sabe sobre poemas? Como são estruturados, o que costuma aparecer neles, sobre que assunto costuma tratar? Resposta pessoal. Neste momento, o objetivo não é apresentar ou discutir as estruturas de poemas, mas apenas verificar o que o aluno sabe a respeito de poemas. Mais adiante serão destacadas algumas características desse gênero literário.

3. Pense em alguns dos poemas que conhece. O que sente ao lembrar deles? Resposta pessoal.

Atividade 2

Alunos: duplas ou trios

Tempo estimado: 30 min

Explicar a eles que você irá apresentar um vídeo e, em duplas ou trios, eles deverão responder a algumas perguntas. Apresentar o vídeo What makes a poem  a poem?, disponível em: <http://pnld.me/q6irkg> (acesso em: 3 nov. 2018), mas sem dizer a turma sobre o que ele trata. Neste momento, apresentar apenas o trecho inicial até 00:54 e propor as seguintes questões, que podem ser projetadas ou copiadas no quadro.

1. What is the video about?

a) Mohamed Alis poem.

b) Elements that constitute a poem. X

c) Poets and their poems.

2. What does poets use to define what a poem is?

a) Machines.

b) Echoes.

c) Metaphors. X

Esclarecer o significado de metáfora, se necessário, dizendo que é uma figura de linguagem usada para fazer comparações.

Dizer que agora eles vão assistir a outra parte do vídeo e propor as seguintes perguntas de compreensão. Apresentar, então, o vídeo de 00:54 a 01:29 e pedir a eles que respondam às seguintes questões.

3. Which 3 characteristics is possible to recognize in poetry, according to the video?

1. Emphasizes language musical qualities (rhyme, rhythm and meter); 2. Uses condensed language; 3. Emphasizes intense feelings.

4. Watch the video again and match the columns.

Respostas: a-IV; b-III; c-I; d-II

a) Shakespeare I. spiritual poetry

b) Confucius II. ode to an onion

c) Rumi III. odes

d) Pablo Neruda IV. sonnets

Dica: Caso você julgue pertinente, poderá orientar os alunos a realizar uma breve pesquisa sobre as personalidades mencionadas na Atividade 4 acima. Apresentamos aqui algumas informações básicas, caso deseje compartilhar com a turma.

William Shakespeare (15641616) foi um poeta, escritor inglês, autor de várias peças de teatro. Ele é considerado um dos maiores escritores de língua inglesa de todos os tempos.

Fonte de pesquisa: BRITISH LIBRARY. William Shakespeare. Disponível em: <www.bl.uk/people/william-shakespeare>. Acesso em: 3 nov. 2018.

Confúcio (551 a.C.  479 a.C.) foi um professor, político e filósofo chinês. Fundador da filosofia conhecida como confucionismo, que ainda possui muitos seguidores.

Fonte de pesquisa: INTERNET ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Confucius (551479 B.C.E.). Disponível em:

<www.iep.utm.edu/confuciu/>. Acesso em: 3 nov. 2018.

Rumi (12071273) foi um poeta que nasceu onde hoje é o Afeganistão, que naquela época fazia parte do Império Persa. Ele descendia de uma longa linhagem de juristas, teólogos e místicos muçulmanos.

Fonte de pesquisa: POETS.ORG. Jalal al-Din Rumi. Disponível em: <www.poets.org/poetsorg/poet/jalal-al-din-rumi>. Acesso em: 3 nov. 2018.

Pablo Neruda (19041973) foi um poeta chileno, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1971.

Fonte de pesquisa: THE NOBEL PRIZE. Pablo Neruda. Disponível em: <www.nobelprize.org/prizes/literature/1971/neruda/biographical/>. Acesso em: 3 nov. 2018.

Caso os alunos questionem o que são odes ou sonetos, você pode comentar que esses são tipos de poemas e dizer a eles que poderão saber mais sobre esses poemas posteriormente. Além disso, você pode comentar com a turma que os Vedas, mencionados no vídeo, são textos religiosos indianos escritos em sânscrito, uma língua antiga daquela região.

Projetar ou entregar a cada dupla ou trio a seguinte atividade, pedindo a eles que leiam e tentem inferir as respostas com base no que já assistiram e no conhecimento prévio que possuem sobre poesia. Em seguida, apresentar o restante do vídeo, de 01:28 até o final. Explicar à turma que não é necessário compreender todas as palavras, mas que devem prestar atenção nas ideias apresentadas e nas afirmações da atividade, a fim de compreender se são verdadeiras ou falsas. Depois de terminarem, orientá-los a comparar as respostas com outra dupla ou outro trio. Por fim, reproduzir o vídeo mais uma vez, fazendo pausas, para que os alunos possam fazer as correções.

5. Read the sentences below. Watch the third part of the video and decide if they are T (true) or F (false).

Respostas: a. F; b. T; c. F; d. T; e. T; f. T; g. T; h. F

a) Its very easy and simple to define poetry.

b) Visual art and poetry are sometimes related.

c) Everybody agrees that songwriters are poets.

d) Line breaks are important in some poems.

e) Prose poems can be organized in paragraphs.

f) Poetry is a concept that can be found in different places.

g) Poetry mean originally to create.

h) Robots can write poems better than humans.

Atividade 3

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Propor ao final da aula algumas perguntas de reflexão para a turma comentar sobre o que aprenderam sobre poemas e poesia. Para embasar o debate, você pode apresentar a eles a diferença entre poema e poesia e fazer algumas perguntas.

[...] poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística ou a de criar ou fazer. [...] a poesia pode não estar só no poema [...].

[...] poema também é uma obra de poesia, mas que usa palavras como matéria-prima.

PORTILHO, G.; Nicolielo, B. Qual a diferença entre poema, poesia e soneto? Nova Escola, 1º dez. 2011. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/200/qual-a-diferenca-entre-poema-poesia-e-soneto>. Acesso em: 3 nov. 2018.

1. Onde vocês acham que podemos encontrar poesia? Letras de música, obras de arte, paisagens, telenovelas, na rua. A poesia pode se manifestar de diferentes formas. Você pode comentar com eles que a poesia está relacionada à capacidade de despertar em nós o sentimento do belo ou uma apreciação estética. É possível encontrarmos poesia em um texto em prosa, como um romance, por exemplo.

2. Vocês acham que as músicas também são formas de poesia? Explique. Espera-se que o aluno responda que sim e diga que músicas também podem ser formas de poesia que incluem melodia. A resposta é pessoal, o mais importante aqui é que o aluno forneça uma explicação coerente da sua resposta.

3. Que música em português ou em inglês vocês se lembram que consideram uma poesia? Por quê? Que sentimentos essa letra de música desperta em vocês? Resposta pessoal.

Avaliação

Utilizar uma ficha semelhante à ficha a seguir para guiá-lo na avaliação dos alunos para esta primeira aula. Você pode atribuir notas em uma escala para cada aluno ou utilizar conceitos como: “completamente”, “parcialmente” e “insuficientemente”. Para aqueles alunos que marcar “insuficientemente”, você poderá analisar os demais instrumentos de avaliação para verificar as dificuldades desse aluno e traçar com ele estratégias para melhorar sua aprendizagem.

Participou de forma ativa nas discussões

Conseguiu compreender o texto oral relacionando suas partes

Entendeu a diferença entre poema e poesia

Aluno 1

Aluno 2

Aluno 3

Aula 2

Materiais e recursos

Projetor de imagens.

Computador com acesso à internet (para acessar e projetar um vídeo).

Fichas com definições de alguns tipos de poemas, projetadas ou impressas (uma para cada dupla ou trio).

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Iniciar a aula retomando brevemente com a turma os conceitos trabalhados na Aula 1. Perguntar se eles se lembram de algum tipo de poema mencionado no vídeo e anotar no quadro enquanto eles vão mencionando. No vídeo são mencionados sonetos, odes, poema em prosa e haiku. Também faz menção à poesia concreta.

Atividade 2

Alunos: grupos de 4-5 alunos e turma como um todo

Tempo estimado: 25 min

Perguntar aos alunos se eles sabem as características dos poemas mencionados e deixar que troquem ideias por alguns minutos. Apresentar a eles as definições a seguir e perguntar se conhecem algum desses poemas. Se julgar mais conveniente, você pode imprimir as definições e entregar cada uma delas a um grupo e, em seguida, abrir a discussão para toda a turma.

Dica: Dependendo de sua turma, se julgar mais conveniente, você pode apresentar essas definições em inglês. HUSSEY, R. A Beginners Guide to the Different Types of Poems. Book Riot. 5 ago. 2018. Disponível em: <http://pnld.me/5nf4nu>; POETRY FOUNDATION. Glossary of Poetic Terms. Disponível em: <http://pnld.me/stmhsn>. Acessos em: 4 nov. 2018.

Se possível, você pode convidar o professor de Língua Portuguesa para participar desta aula, para que os alunos possam fazer uma conexão com o que estão aprendendo nessa disciplina e com os autores e poemas de língua portuguesa.

ACRÓSTICO (ACROSTIC)

[...] designa as composições poéticas nas quais certas letras formam uma palavra ou frase [...]. Quando se juntam as letras iniciais, têm-se o acróstico propriamente dito, que se lê na vertical, de cima para baixo ou no sentido inverso.

HAICAI (HAIKAI)

Japonês haiku, versos cômicos, haikai, poemas cômicos [...]

Poema japonês caracterizado pela brevidade, compõe-se de três versos [...] forma poética de trinta e uma sílabas [...] que exprimia um estado emotivo e um sentimento em relação à natureza.

SONETOS (SONNET)

Italiano sonetto [...], de son, melodia, canção.

Composição poética de catorze versos, dispostos em dois quartetos* e dois tercetos**.

[...]

De início exclusivamente amoroso, com o tempo o soneto passou a glosar temas satíricos, humorísticos, [...]

*Quarteto: [estrofe] de quatro versos com rimas a abab ou abba.

**Terceto: [estrofe] de três versos

MOISÉS, M. Acróstico, Estrofe, Haicai, Soneto. In: Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1992.

LIMERIQUE (LIMERICK)

[...] é uma forma poética na qual cada estrofe possui cinco versos, ou seja, uma quintilha. Quase sempre composto por um poema monoestrófico, descreve um personagem em uma situação bem peculiar, geralmente absurda e/ou engraçada.

OBEID, C. Limericks ou Limeriques. Disponível em: <http://www.cesarobeid.com.br/apostilalimerique.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2018.

ODE

[...] poema de exaltação sobre algo, geralmente de personagens. Do grego, o termo “ode” significa “canto”.

DIANA, D. Gênero Lírico. Toda matéria. 2011-2018. Disponível em: <www.todamateria.com.br/genero-lirico/>. Acesso em: 5 nov. 2018.

POEMA EM PROSA (PROSE POEM)

É a prosa gerada pelo impulso poético, tendo na essência liberdade formal a atrelada à concisão. [...]

A característica marcante está na brevidade e, ainda, na exceção à quebra de versos e no uso das mesmas figuras de linguagem comuns à poesia.

DIANA, D. Prosa. Toda matéria. 2011-2018. Disponível em: <www.todamateria.com.br/prosa/>. Acesso em: 5 nov. 2018.

POESIA CONCRETA (CONCRETE POETRY)

Movimento literário experimental das décadas de 40 e 50 do século XX, em que a disposição tradicional do texto é alterada, tomando formas mais gráficas

DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESAPoesia concreta. 2018. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/poesia%20concreta>. Acesso em: 5 nov. 2018.

Em seguida, apresentar aos alunos um exemplo de cada poema descrito acima em inglês. Você pode trabalhar com qualquer soneto, haiku, acróstico etc. que desejar. Abaixo, indicamos alguns links que podem ajudar. Distribuir os poemas (1 por grupo) e solicitar aos alunos que analisem a estrutura e associem o poema que receberem à definição correta. Em seguida, com a turma toda, eles deverão dizer o nome do poema, seu autor, que tipo de poema é e ainda justificar indicando as características de acordo com a definição que leram.

Explicar aos alunos, no entanto, que eles não precisam se preocupar em entender. Você pode, da mesma forma, imprimir cada um dos poemas e distribuir a grupos diferentes para que eles encontrem, entre os demais grupos, a definição correta.

Soneto  SHAKESPEARE, W. Sonnet 105. Disponível em: <http://pnld.me/vtzk5g>. Acesso em: 4 nov. 2018. Tema: amor.

Haiku  ISSA, K. [even with insects]. Disponível em: <http://pnld.me/qbps78>. Acesso em: 4 nov. 2018. Tema: pelo uso da metáfora do inseto (situação ou algo desagradável) apresenta a ideia de que algumas pessoas conseguem ainda se divertir ou encontrar alegria mesmo em situações desagradáveis, enquanto outras não.

Acróstico  READ, J. P. Our Love. Disponível em: <http://pnld.me/nq645b>. Acesso em: 4 nov. 2018. Tema: amor.

Poesia concreta  SOFTSCHOOLS.COM. Concrete Poem Examples. Disponível em: <http://pnld.me/s7vjva>. Acesso em: 4 nov. 2018. Há vários poemas apresentados na página, inclusive o famoso de Lewis Caroll The Mouse's Tale. O primeiro poema, Stairs, por exemplo, fala de ascenção e de sucesso por meio da metáfora da escada.

Limerique  POETRY FOUNDATION. A bridge engineer, Mr. Crumpett .... Disponível em: <http://pnld.me/xb4ez3>. Acesso em: 4 nov. 2018. Tema: pela metáfora da ponte, pode-se dizer que o tema é o de ultrapassar obstáculos.

Ode  MERWIN, W. S. To the Light of September. Disponível em: <http://pnld.me/gjq2gi>. Acesso em: 4 nov. 2018. Tema: o outono e os sentimentos que o eu lírico atribui a essa estação.

Poema em prosa  GIBRAN, K. The Eye. Disponível em: <http://pnld.me/ugivvb>. Acesso em: 4 nov. 2018. Pela metáfora de vários órgãos do corpo humano que estão relacionados aos sentidos, pode-se dizer que a ideia central é da delusão.

Se for possível, reproduzir os poemas aos alunos (quando o áudio estiver disponível) para que eles apreciem a sonoridade.

Você pode, ainda, apresentar outros tipos de poesias se desejar, como a épica, villanelle, sextina, elegia, balada etc.

Não é necessário entrar em muitos detalhes sobre a composição de cada tipo de poema mostrado; o objetivo é apenas apresentar essa diversidade aos alunos a fim de despertar o interesse e estimular a apreciação de poesias.

Perguntar a eles o tema central de cada poema apresentado e, se houver tempo, você pode propor questões de compreensão mais detalhadas de cada poema, assim como questões de reflexão. Os temas e ideias centrais dos poemas sugeridos estão indicados ao final de cada um deles.

Se for necessário, esclarecer com eles o sentido de eu lírico.

Atividade 3

Alunos: mesmos grupos da Atividade 2

Tempo estimado: 15 min

Para a atividade de produção da turma, propomos um dos dois caminhos a seguir, os quais você pode optar dependendo dos seus objetivos e das características e interesses de seus alunos.

1 – Os alunos podem optar por criar um dos tipos das poesias apresentadas. Nesse caso, sugerimos que você proponha tipos que estejam de acordo com as possibilidades deles para não gerar frustração no caso de terem muita dificuldade. Opções interessantes para os alunos desenvolverem incluem haikus, acrósticos, poesia concreta. Você pode optar por um desses tipos ou deixar os alunos livres para escolher qual tipo desejam criar. Em ambos os casos, é aconselhável trabalhar com eles as características de cada tipo de forma mais sistematizada (por exemplo, listando as características de cada um em tópicos no quadro) e apresentar outros modelos para que eles possam ter mais ideias. Eles podem criar as poesias em grupo ou individualmente, mas fazendo parte de um grupo, para que possam trocar ideias, revisar etc. Nesse caso, será necessária mais uma aula para os alunos apresentarem os poemas criados.

Ou

2 – Outra opção é os alunos pesquisarem em casa outros poemas dos tipos apresentados para apresentarem aos colegas na aula seguinte. Cada grupo pode ficar responsável por pesquisar outros poemas em inglês de um dos tipos apresentados.

Nesta atividade, seja para a escrita ou para a pesquisa, eles deverão planejar como pretendem realizar os trabalhos. Se você optar pela produção escrita, eles devem escolher o tipo de poema que desejam escrever, o tema e se farão em grupos ou individualmente. Se você optar pela pesquisa, eles devem organizar como será feita a pesquisa, que fontes acham que podem utilizar e como farão a apresentação desses poemas. Explicar a eles que, ao apresentar para a turma, eles deverão dizer o nome do poema, o autor, que tipo de poema é e quais características eles podem identificar nesses poemas dentre aquelas que viram. Além disso, convém que eles tragam, quando disponível, alguma informação sobre o autor, como o local e data de nascimento, se já faleceu, o ano de morte etc. Eles podem apresentar o poema projetado, em cartolinas ou, ainda, algum vídeo do poema sendo recitado ou lerem o poema.

Para trabalhar dúvidas

Caso os alunos tenham dúvidas sobre o que é metáfora e perguntem sobre as demais figuras de linguagem, que muitas vezes estão presentes em poesias, você pode apresentar a eles as seguintes definições e exemplos.

Metaphor: uses an image to explain better an idea or word.

Example: She was the sunshine of my life.

Hyperbole: exaggerated statements.

Example: He was the most beautiful person in the whole world.

Alliteration: words with the same first sounds are put close for musical effect.

Example: She sells seashells by the sea-shore.

Simile: comparison, usually using the word like or as.

Example: Her smile was like diamonds in the sky.

Euphemism: a nicer or politer way to say certain things that might be considered rude or offensive.

Example: He is in a better place now.

Fonte de pesquisa: SHMOOP. Literature Glossary. Disponível em: <www.shmoop.com/literature-glossary/>. Acesso em: 9 nov. 2018.

Avaliação

Além de avaliar a participação de todos durante as discussões e atividades, você pode pedir aos alunos que indiquem oralmente uma característica de que se lembrem de um dos tipos de poesia. Por exemplo, você pode dizer a um aluno haiku e ele diz alguma característica que aprendeu na aula; ao aluno seguinte, você pode dizer sonnet e ele diz alguma característica, e assim por diante.

Aula 3

Materiais e recursos

Projetor de imagens.

Computador com acesso à internet (para acessar e projetar um vídeo, caso necessário).

Cartolinas, canetas hidrográficas, folhas A4 (se os alunos forem produzir os poemas).

Opcional: dicionários bilíngues (um por grupo).

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: mesmos grupos da Aula 2

Tempo estimado: 35 min

Caso os alunos venham a escrever os poemas, eles o farão nesta aula, com base nas discussões que fizeram na aula anterior. Instruí-los a escrever primeiro um rascunho e mostrar a algum colega, para obter uma opinião e realizar melhorias, se necessário. Em seguida, eles devem escrever a versão final do poema, que poderá ser em cartolinas ou folhas avulsas. Em uma aula posterior, eles devem fazer a apresentação dos poemas que criaram.

Caso tenha optado pela pesquisa, nesta aula eles vão apresentar os poemas que encontraram. Explicar que eles devem fazer essa apresentação em inglês, dizendo o tipo de poema que é, o título, o nome do autor, outras informações do autor que estiverem disponíveis etc. Eles podem ler o poema, apresentá-lo projetado ou em uma cartolina. Se necessário, você pode reservar alguns minutos iniciais para revisar com eles algumas estruturas que considerar importante para apoiá-los durante a apresentação.

Durante as apresentações, seja das poesias que criaram ou da pesquisa que fizeram, incentivar a interação em inglês. Caso os alunos que estejam assistindo à apresentação dos colegas não entenderem alguma coisa, encorajá-los a pedir esclarecimentos em inglês. Nesse caso, o aluno que estiver apresentando poderá tentar explicar melhor usando outras palavras.

Atividade 2 + Avaliação final

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 15 min

Ao final das apresentações é aconselhável deixar alguns minutos para um debate, de forma que os alunos possam compartilhar suas aprendizagens durante as atividades propostas.

No caso de terem criado poemas, eles podem dizer o nome do poema de que mais gostaram e o que acharam mais difícil durante a produção.

Caso tenham realizado a pesquisa, também podem dizer o nome do poema que ouviram ou leram de que mais gostaram e as dificuldades que tiveram ao realizar a pesquisa.

Avaliação

No caso da produção dos poemas, as seguintes perguntas podem auxiliá-lo na avaliação.

1. Os alunos conseguiram criar os poemas de acordo com a propostas e a organização que fizeram na Aula 2?

2. Durante a apresentação interagiram em inglês e conseguiram esclarecer informações quando necessário?

3. Participaram das discussões em grupo e com a turma de forma satisfatória?

No caso de realizarem a pesquisa de poemas, sugerimos estas perguntas para auxiliá-lo na avaliação.

1. Os alunos realizaram a pesquisa em fontes confiáveis e apresentaram bons exemplos?

2. Durante a apresentação interagiram em inglês e conseguiram esclarecer informações quando necessário?

3. Participaram das discussões em grupo e com a turma de forma satisfatória?

Ampliação

Uma forma de ampliar pode ser promover um festival literário na escola em que os alunos possam apresentar suas produções. Se na sequência optou-se pela pesquisa, essa seria uma oportunidade de eles poderem criar também seus próprios poemas e compartilhá-los com a escola toda.

As pesquisas podem ser ampliadas e os alunos podem criar um blog ou um site para divulgá-las, incluindo exemplos de poemas em língua portuguesa.

Outra forma de ampliar é trabalhar com a turma as figuras de linguagem e outros recursos literários de forma que eles possam utilizá-los em seus poemas ou reconhecê-los ao analisar os poemas de outros. Você pode encontrar mais informações sobre figuras de linguagem em inglês em <http://pnld.me/fi85dq> e <http://pnld.me/awpz2i> (acessos em: 4 nov. 2018).

Avaliação Final

Ao final das atividades, você pode pedir a cada aluno que responda às seguintes perguntas, como forma de se autoavaliarem. Com base neste e nos demais instrumentos de avaliação, poderá verificar a necessidade de reorganizar seu planejamento ou traçar estratégias para auxiliá-los no desenvolvimento das aprendizagens.

1. Você compreendeu a diferença entre poema e poesia?

2. Você conseguiu entender as informações apresentadas no vídeo de modo geral? Cite uma dificuldade que teve na compreensão oral e algo que foi mais fácil.

3. Você conseguiu identificar os diferentes tipos de poemas apresentados?

4. Como foi sua participação na pesquisa em grupo? Em que sentiu mais dificuldade?

5. Conseguiu criar o poema em grupo ou individualmente? Em que sentiu mais dificuldade?


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário