23 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A organização do corpo humano

???

Sequência didática

A organização do corpo humano

A proposta desta sequência é levar o aluno a reconhecer que o ser humano é um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização que desempenham papel estrutural e funcional no corpo humano.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Interação entre os sistemas locomotor e nervoso.

Célula como unidade da vida.

Competências específicas de Ciências da Natureza

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Habilidades

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer que o ser humano é um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização, que desempenham papel estrutural e funcional no corpo humano.

Conteúdos

Características gerais dos seres vivos.

Da célula ao organismo.

A organização do corpo humano.

Materiais e recursos

Cópias da reportagem: Marcador biológico facilita diagnóstico da dengue hemorrágica (aula 1).

Papel kraft.

Tesoura de ponta arredondada.

Régua.

Cola.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 5.

Aula 1

Para iniciar a aula, organizar os alunos em semicírculo. Em seguida, explicar-lhes que vão conhecer um pouco mais sobre a organização do corpo humano. Projetar ou entregar cópias da imagem do corpo humano com detalhes de alguns ossos e músculos, disponível em: <https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/human-anatomy-visible-skeleton-muscles-195920951>. Acesso em: 16 out. 2018.

Reserve 10 minutos para essa etapa da aula.

Fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos perguntando-lhes: "Que estruturas do corpo humano da imagem vocês conhecem?". Espera-se que respondam pele, ossos e músculos. Explicar que a pele reveste o corpo todo e faz parte do chamado tecido epitelial de revestimento. Os ossos constituem o sistema esquelético e têm a função de sustentação e proteção. Os músculos compõem o sistema muscular e são responsáveis, dentre outras funções, pela movimentação do corpo.

Após essa breve explicação, comentar que outros sistemas trabalham de forma integrada, como o circulatório, o respiratório e o digestório. Espera-se que comentem sobre o sistema respiratório, o digestório e o urinário, por exemplo. Estabelecer 15 minutos para essa primeira parte da aula.

Após a contextualização inicial, distribuir cópias da reportagem: Marcador biológico facilita diagnóstico da dengue hemorrágicadisponível no site da Agência Brasil. Por: Daniel Mello, publicado em: 23 set. 2018. Acesse o link: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-09/marcador-biologico-facilita-diagnostico-da-dengue-hemorragica> (acesso em: 16 out. 2018).

Realizar a leitura do texto em voz alta, e fazer pausas e questionamentos durante a leitura para auxiliar o entendimento pelos alunos. Em seguida, propor aos alunos que respondam oralmente às perguntas a seguir, procurando incentivá-los a expor suas ideias a respeito da interação entre as células e o sistema imunológico.

Estipule 20 minutos para essa etapa da aula.

Em um trecho da reportagem, o autor explica o mecanismo de ataque do vírus da dengue em um ser humano infectado.

Cite esse trecho e explique: qual é o objetivo e a estratégia do vírus da dengue com o ataque ao organismo?

Resposta: O trecho é o seguinte: ... o vírus assume o controle do metabolismo das células infectadas para atender às necessidades da replicação viral. O vírus ataca as células humanas para poder se reproduzir.

Como o organismo pode reagir a esse ataque do vírus da dengue?

Resposta: O organismo pode se defender com as células de defesa do sistema imunológico.

Reservar os últimos 5 minutos da aula para que os alunos registrem no caderno o que aprenderam sobre o mecanismo de infecção do vírus da dengue.

Aula 2

Iniciar a aula com uma revisão sobre as estruturas que fazem parte da organização do corpo humano, assim, retomar os diversos tipos de células, tecidos animais, diferentes órgãos e sistemas e o papel que desempenham no organismo. Para esse momento, utilize 25 minutos da aula.

Ao final, para a verificação da aprendizagem, fazer um quadro com os tipos de células e suas funções para que os alunos a completem com os correspondentes órgãos, estruturas e sistemas. Primeiro, realizar essa atividade oralmente, solicitando que alguns alunos respondam enquanto um voluntário faz a anotação na lousa. Quando o quadro 1 estiver completo, os alunos podem anotar em seus cadernos. Nesse momento, os alunos não precisam identificar as células pelos nomes, mas por suas funções nos sistemas correspondentes. Nas próximas aulas, serão estudados os nomes das células.

Segue um exemplo de quadro 1 com algumas células, outras podem ser incluídas, assim como o correspondente sistema.

Funções

Sistemas

Células

de reserva energética

conjuntivo

de sustentação

muscular

sensoriais

nervoso

Aulas 3 e 4

Iniciar a aula retomando o quadro 1 da aula anterior, explicando que os componentes desse quadro constituem os dois extremos da organização de um ser humano, e demonstrando isso em um esquema.

???

Elaborado pelo autor.

Comparar esse esquema com o quadro 1 para justificar a inserção de duas colunas e, assim, gerar o quadro 2.

Células

Tecidos

Órgãos

Sistemas

 

 

 

 

 

 

 

 

Explique que há quatro tipos de tecidos e nove sistemas.O preenchimento inicial do quadro 2 deve ser feito a partir dos órgãos que os alunos citarem. Para isso, apresente o quadro 2 em papel kraft apenas com os nomes dos sistemas e vá preenchendo com os principais órgãos que forem citados pelos alunos. A ideia é deixar o quadro 2 incompleto para completá-lo na próxima aula, quando eles estarão pesquisando sobre os sistemas e órgãos. Por exemplo, um grupo está pesquisando, encontra um órgão que não constava inicialmente no quadro e um dos componentes anota o nome desse órgão no quadro 2. Dessa maneira, ao final da pesquisa, o quadro 2 estará completo e poderá servir como forma de avaliação processual da participação dos alunos. Além disso, também será possível identificar alguma dificuldade dos alunos, por exemplo, para encontrar informações sobre algum órgão.

A seguir estão listados os tecidos e os sistemas do corpo humano.

Tipos de tecidos: conjuntivo, epitelial, muscular e nervoso.

Sistemas do corpo humano e seus principais órgãos:

1. Cardiovascular, composto de coração, sangue e vasos sanguíneos.

2. Digestório, composto de boca, dentes, língua, glândulas salivares, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, vesícula biliar, intestinos e ânus.

3. Endócrino, composto de glândulas endócrinas (hipófise, tireoide, pâncreas, adrenais, testículos, no homem, e ovários, na mulher).

4. Esquelético, composto de ossos.

5. Genital, composto de testículos, próstata e pênis, no homem, e ovários, útero e vagina, na mulher.

6. Muscular, composto de diferentes tipos de músculo.

7. Nervoso, composto de cérebro e nervos.

8. Respiratório, composto de nariz, narinas, fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões e diafragma.

9. Urinário, composto de rins, ureteres, bexiga e uretra.

Organizar os alunos em grupos para que cada um fique responsável por um sistema e pelas estruturas correspondentes.

Cada grupo deve realizar uma pesquisa para obter as seguintes informações sobre o sistema do qual ficou responsável:

Descrição das funções desempenhadas pelo sistema, órgãos, tecidos e células correspondentes;

Tamanho e localização aproximada dos principais órgãos do corpo humano;

Imagens ou desenhos dos órgãos do sistema, impressos e em cores, com dimensões próximas ao tamanho real.

No restante dessa aula e na próxima, os grupos podem realizar a pesquisa dessas informações e devem preparar uma breve apresentação, com duração de 5 a 10 minutos, sobre seu tema de pesquisa.

A seguir algumas referências para que os alunos utilizem nessa pesquisa.

1. Sobre os níveis de organização do corpo humano.

Fundação Educacional de Andradina (FEA). Níveis de organização do corpo humano. Texto simples com informações diretas e boas imagens de referência.

Centro de Mídias de Educação do Amazonas, curso para Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Estado do Amazonas. Videoaula que se destaca por suas imagens do corpo humano e seus sistemas, além da história da anatomia e de um vídeo com curiosidades sobre o ser humano. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9goyoGnEvjk>. Acesso em: 16 out. 2018.

2. Sobre imagens de referência.

MIRANDA-VILELA, A. L. Sistema cardiovascular. No site há várias imagens de boa qualidade para esse sistema e os demais. Disponível em: <https://afh.bio.br/sistemas/cardiovascular/1.php>. Acesso em: 16 out. 2018.

TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 409.

Aula 5

Nesta aula, os alunos devem apresentar os resultados das pesquisas e colar as imagens dos sistemas no modelo do corpo humano.

Reproduzir o contorno do corpo humano com altura aproximada de 1,5 m e disponha na lousa para que cada grupo possa colar as imagens produzidas.

???

Selma Caparroz

Para trabalhar dúvidas

Caso alguns alunos apresentem dificuldades na interpretação das imagens ou ilustrações, propor uma conversa para que compartilhem suas ideias e expressem suas dúvidas. Retomar a temática da aula, fazendo perguntas pontuais para que identifiquem e relacionem as estruturas que fazem parte da organização do corpo humano. A intenção é que eles avancem em seus conhecimentos ao final desse processo.

Avaliação

Esta atividade permite reconhecer que o ser humano é um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização, os quais desempenham papel estrutural e funcional no organismo.

Para verificar a aprendizagem, propor que cada aluno escolha um sistema e elabore um parágrafo sobre a sua função. Devem encerrar o texto indicando a interação e a função desempenhada por outro sistema.

Espera-se, por exemplo, que ao descrever a função do sistema muscular e esquelético de sustentação e movimentação do corpo humano, o aluno indique o sistema nervoso que também integra essa função. Para avaliar a participação e o envolvimento de cada aluno e verificar sua compreensão do conteúdo apresentado, realizar registros e apontamentos de desempenho, de acordo com os critérios de avaliação sugeridos no quadro a seguir.

Nome do(a) aluno(a):

O aluno desenvolveu as atividades propostas de forma satisfatória?

( ) Sim.

( ) Não.

O aluno conseguiu cumprir todas as etapas da atividade?

( ) Sim.

( ) Não.

O aluno participou ativamente de todas as etapas da atividade?

( ) Sim.

( ) Não.

O aluno conseguiu trabalhar em grupo?

( ) Sim.

( ) Não.

O aluno compreendeu as funções dos sistemas e dos órgãos correspondentes?

( ) Sim.

( ) Não.

O aluno conseguiu expressar suas dúvidas, ideias, opiniões, e conhecimentos prévios de modo satisfatório?

( ) Sim.

( ) Não.

Ampliação

Os alunos podem completar o esquema dos níveis de organização do ser humano, apresentado no início da aula 3, incluindo as estruturas da célula, os tipos de tecidos, os órgãos e os sistemas.

Orientar as pesquisas para essa atividade, indicando sites de consulta de imagens e informações adequadas.

Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário