24 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ONLINE SAFETY: GAMES NOW AND THEN

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SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

ONLINE SAFETY: GAMES NOW AND THEN

Nesta sequência, os alunos vão entrevistar colegas e familiares sobre as brincadeiras do presente e do passado, vão compreender o conceito de e-safety (segurança on-line) e o vocabulário correlato em língua inglesa e vão produzir um manual informativo sobre segurança on-line para a comunidade escolar.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento

Funções e usos da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula

Práticas investigativas

Partilha de leitura

Escrita: organização em parágrafos ou tópicos, com a mediação do professor

Habilidades

(EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

Objetivos de aprendizagem

Debater o conceito de segurança on-line.

Comparar o comportamento lúdico atual e do passado.

Transcrever dados em formato de dicas e regras em língua inglesa.

Conteúdos

Conceitualização de segurança on-line.

Análise comparativa de dados sobre os jogos atuais e do passado.

Organização dos dados em formato de tópicos para a construção de um manual informativo.

Desenvolvimento

Tempo estimado: 3 aulas de 50 minutos cada uma

Aula 1

Materiais e recursos

Vídeos.

Folhas impressas.

Computador com acesso à internet.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 15 min

Começar a aula incentivando a turma a fazer um brainstorming. No quadro, conectar as ideias e sugerir palavras que podem ajudar os alunos a se expressar.

Dica: sugerimos o uso do spidergram (diagrama aranha), reproduzido a seguir, para auxiliar a conexão de novas ideias e conceitos em língua inglesa.

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Editoria de arte

No quadro, escrever Games e fazer as seguintes perguntas aos alunos:

1. De quais jogos você brinca em casa? Resposta pessoal.

2. De quais jogos você brinca com seus amigos? Resposta pessoal.

Depois de os alunos responderem às perguntas, solicitar que compartilhem com a turma. Você pode anotar as respostas no quadro, conectando os pontos do diagrama aranha.

Atividade 2

Alunos: a turma como um todo

Tempo estimado: 35 min

Iniciar a atividade distribuindo a folha impressa com as perguntas a seguir a cada aluno.

Ler com os alunos essas perguntas e esclarecer eventuais dúvidas de vocabulário. Depois, solicitar que circulem pela sala, perguntando as questões aos colegas e escrevendo apenas o nome daqueles que responderem afirmativamente. Incentivá-los a entrevistar todos os colegas.

1. Do you play video games?

2. Do you ride your bike?

3. Do you play ball?

4. Do you play marbles?

5. Do you play any games online?

6. Do you play hide and seek?

7. Do you have a skate or rollerblade?

Após os alunos coletarem os dados, você pode promover uma análise dos resultados. No quadro, escrever os números de 1 a 7 e quantos alunos responderam afirmativamente a cada pergunta. Pedir que registrem os resultados no caderno. Eles podem colar a folha de perguntas e inserir os resultados.

Destacar as diferenças entre as respostas, como, por exemplo, o número de alunos que brincam com jogos on-line e o número de alunos que brincam ao ar livre, ou o número de alunos que andam de bicicleta e o número de alunos que andam de skate.

Sugerimos distribuir uma nova folha com as mesmas questões, de modo que os alunos possam perguntar aos familiares de diferentes idades. Você pode instruí-los a pedir que os familiares respondam tendo em vista as brincadeiras de infância. Os alunos devem trazer a pesquisa preenchida na aula seguinte.

Para trabalhar dúvidas

Caso haja alunos que não tenham acesso ao meio digital e/ou não tenham conhecimento sobre jogos on-line, você pode ampliar a discussão, pedindo a eles que identifiquem as diferenças entre brincadeiras de que participavam e as atuais, e de quais jogos participam com amigos/familiares que possuem computadores e acesso à internet.

Você pode sugerir um vocabulário de apoio disponível em: <http://pnld.me/nfxxx4> (acesso em: 17 out. 2018).

Avaliação

As seguintes perguntas podem auxiliá-lo na avaliação da primeira aula.

1. Os alunos foram capazes de entrevistar os familiares sobre os jogos de infância?

2. Eles perceberam a diferença entre as respostas?

3. Os alunos participaram da elaboração da análise dos resultados?

Ampliação

Se julgar pertinente, você pode ampliar a discussão e explicar brevemente as diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa. No link a seguir, há um texto de apoio: <http://pnld.me/ggsjir> (acesso em: 17 out. 2018).

Aula 2

Materiais e recursos

Computador com acesso à internet.

Folha impressa.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: a turma como um todo

Tempo estimado: 20 min

Na sala de informática, começar a aula solicitando aos alunos que se organizem em grupos de 4 a 5 integrantes para cada computador.

Convidar os alunos a compartilhar as descobertas sobre as brincadeiras de infância dos familiares deles, conforme instrução da aula anterior. Incentivá-los a anotar as descobertas no caderno. No quadro, você pode escrever o resultado de cada pergunta.

Após a análise do resultado, incentivar a turma a traçar um paralelo entre os hábitos atuais e os do passado, conforme a pesquisa realizada em sala de aula e entre os familiares.

Procedimentos

Atividade 2

Alunos: grupos de 4 a 5 alunos

Tempo estimado: 30 min

Escrever a palavra e-safety no quadro. Informar aos alunos que eles vão assistir a um breve vídeo sobre o assunto.

Orientar os alunos a formar grupos de 4 a 5 integrantes e a assistir ao vídeo sobre segurança digital disponível em: <http://pnld.me/35r5ai> (acesso em: 17 out. 2018).

Os alunos devem levantar hipóteses sobre o vocabulário, consultando os colegas. Orientar os grupos a tomar notas das primeiras três dicas (mencionadas no trecho 0:30 a 1:15). Caso não haja acesso à internet, você pode distribuir uma folha impressa com essas dicas.

[...]

1. Always ask a grown up before you use the Internet. They can help you to find the best things to do online.

[...]

2. Dont tell strangers where you live, your phone number or where you go to school. Only your friends and family need to know that.

[...]

3. Dont send pictures to people you dont know. You dont want strangers looking at pictures of you, your friends or your family.

[...]

INTERNET Safety Top 10. Produção de B4UClick, 3 mar. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ml2bVJf15Bw>. Acesso em: 24 out. 2018.

Após assistirem ao vídeo ou lerem as dicas, convidar os grupos a propor outras dicas de segurança on-line. Após uma breve discussão, as propostas podem ser compartilhadas para a turma.

Para trabalhar dúvidas

Auxiliar os alunos caso tenham dúvidas de vocabulário. Além de o grupo ser uma rica fonte de colaboração, eles podem consultar dicionários.

Avaliação

1. Os alunos tiveram uma compreensão adequada do texto oral ou escrito?

2. Eles ficaram mais cientes dos perigos de compartilhar informações pessoais on-line?

3. Os alunos perceberam que passam mais tempo on-line do que imaginavam?

Ampliação

Nos artigos dos links <http://pnld.me/iu3rrt> e <http://pnld.me/sgm2jt> (acessos em: 17 out. 2018), é possível encontrar outros materiais sobre segurança on-line e ampliar, por exemplo, as dicas para games.

Aula 3

Materiais e recursos

Computador com acesso à internet.

Procedimentos

Atividade 1 + Avaliação final

Alunos: grupos de 4 a 5 alunos

Tempo estimado: 50 min

Iniciar a aula pedindo aos alunos que formem grupos de 4 ou 5 integrantes. Solicitar a cada grupo que compartilhe as dicas levantadas até o momento. No quadro, registrar duas dicas de cada grupo. Esclarecer eventuais dúvidas de vocabulário.

Convidar a turma a criar um manual informativo de segurança on-line com as dicas elaboradas. Eles devem complementar essas dicas com um elemento visual. Para tanto, você pode recomendar que pesquisem imagens de uso livre.

Ao término da atividade, as dicas devem ser reunidas em um arquivo que será disponibilizado no site da escola ou compartilhado via e-mail entre os colegas da turma.

Para trabalhar dúvidas

Auxiliar na adequação das imagens, priorizando imagens claras e de acordo com o texto do manual informativo.

Avaliação

1. Os alunos participaram da elaboração do manual informativo?

2. Eles compartilharam suas opiniões de forma respeitosa?

3. Os alunos identificaram imagens adequadas para as dicas?

Avaliação Final

Ao final da aula, você pode reproduzir a tabela abaixo no quadro e pedir aos alunos que a escrevam em uma folha separada para lhe entregar, como forma de autoavaliação.

Nome: ________________________________

Sim

Em parte

Não muito

Você participou de forma ativa das entrevistas?

Você compreendeu a diferença entre as brincadeiras do passado e do presente?

Você entendeu a importância da segurança on-line?


Fonte: PNLD

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