23 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: NÚMEROS RACIONAIS

???

Sequência didática

Números racionais

Nesta sequência didática, será abordado o estudo dos números racionais positivos representados na forma fracionária e na forma decimal; a comparação, ordenação e representação desses números por meio de figuras; a ideia de fração como parte(s) de uma unidade dividida igualmente e como quociente de uma divisão; bem como o cálculo de frações de uma quantidade.

A BNCC na sala de aula

Objeto de conhecimento

Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações.

Competência específica

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

Habilidades

(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

(EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.

(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.

Objetivos de aprendizagem

Compreender a fração como parte(s) de uma unidade dividida igualmente e como quociente de uma divisão.

Comparar frações.

Identificar e determinar frações equivalentes.

Conteúdo

Números racionais representados na forma fracionária e na forma decimal.

.Materiais e recursos

Lápis de cor, Calculadora.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 3.

Aula 1

Iniciar a aula relembrando com os alunos que, além de representar partes de uma unidade dividida igualmente, uma fração também pode representar uma razão ou o quociente de uma divisão. Retomar, também, que o numerador de uma fração indica quantas partes do todo estão sendo consideradas e o denominador indica em quantas partes iguais o todo foi dividido. Verificar se os alunos lembram que frações decimais são aquelas cujo denominador é uma potência de base 10. E, ainda, que um número racional representado na forma de fração pode ser representado na forma decimal; para isso, podemos proceder de duas maneiras, conforme segue:

1º) Calcular a divisão do numerador pelo denominador da fração:

14=1÷4=0,25

2º) Determinar uma fração decimal equivalente à fração inicial:

25=410=0,4

Após essa retomada inicial sobre o conceito de números racionais, propor aos alunos que resolvam individualmente as atividades sugeridas a seguir:

1. Em cada item, determine o número decimal correspondente a cada fração por meio de uma divisão. Depois, com auxílio de uma calculadora, confira se suas respostas estão corretas.

a) 68

0,75

b) 35

0,6

c) 279

3

d) 3620

1,8

e) 14035

4

f) 7250

1,44

2. Em cada item, determine uma fração decimal equivalente à apresentada e, em seguida, escreva um número decimal correspondente.

a) 45

810; 0,8.

b) 1320

65100; 0,65.

c) 3625

144100; 1,44.

d) 92

4510; 4,5.

e) 3150

62100; 0,62.

f) 74

175100; 1,75.

3. Relacione cada fração à sua representação na forma decimal. Para isso, escreva a letra e o símbolo romano correspondentes.

a-III; b-IV; c-I; d-II.

a) 188

I) 0,25

b) 75

II) 0,04

c) 14

III) 2,25

d) 125

IV) 1,4

Ao realizar essas atividades, espera-se que os alunos compreendam que as frações podem representar o quociente de uma divisão, podendo corresponder tanto a um número natural como a um número na forma decimal.

Aulas 2 e 3

Iniciar a aula organizando os alunos em duplas ou trios e propor o problema a seguir, que pode ser reproduzido e distribuído uma cópia para cada dupla ou trio. Esse problema estabelece relações entre as unidades temáticas Números e Grandezas e medidas.

Oito atletas estão participando de uma corrida com percurso total de 2 400 metros. Quando o competidor da raia 4 está exatamente na metade do percurso, os outros estão nas seguintes marcas:

Raia 1

915915 do percurso

Raia 2

710710 do percurso

Raia 3

3434 do percurso

Raia 5

2323 do percurso

Raia 6

3535 do percurso

Raia 7

4646 do percurso

Raia 8

5858 do percurso

a) A figura a seguir representa cada raia da pista de corrida. Represente a fração que cada atleta percorreu colorindo parte da raia correspondente a essa fração.Considerando o momento em que as marcas de cada atleta estão indicadas no quadro acima, responda:

???

Elaborado pelo autor.

Uma resposta possível:

???

Elaborado pelo autor.

b) Qual dos atletas está vencendo a corrida?

O atleta que está na raia 3.

c) Quem está na última posição?

O atleta que está na raia 4.

d) Há competidores empatados entre si? Quais?

Sim, os atletas que estão nas raias 1 e 6 e os atletas que estão nas raias 5 e 7.

e) Qual distância, em metros, cada um deles já percorreu?

Raia 1: 1 440 m; raia 2: 1 680 m; raia 3: 1 800 m; raia 4: 1 200 m; raia 5: 1 600 m; raia 6: 1 440 m, raia 7: 1 600 m; raia 8: 1 500 m.

Conceder cerca de 25 minutos para que os alunos possam discutir as estratégias e resolver o problema proposto.

Verificar as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver o item A. Dentre elas, eles podem, inicialmente, escrever cada fração indicada no quadro na forma de número decimal correspondente. Os alunos podem, ainda, obter uma fração irredutível equivalente à cada fração indicada no quadro. Nessa estratégia, obtém-se frações com o menor denominador possível, o que facilita dividir cada retângulo (que representa as raias) em partes iguais.

Para responder às perguntas dos itens B, C e D, os alunos poderão analisar a representação que fizeram no item anterior, comparando quanto de cada figura de retângulo, que representa a raia, foi colorido. Já no item E os alunos deverão realizar cálculos da fração de uma quantidade.

Realizar uma correção com os alunos na lousa, escolhendo alguns grupos para comentarem suas resoluções.

Após cada grupo terminar a resolução do problema proposto, solicitar que elaborem um problema envolvendo comparação e representação de frações, com base no contexto do problema que resolveram anteriormente. Por exemplo, eles podem considerar que a pista de corrida tenha 2 000 metros de comprimento e representar as marcas dos atletas que correram nas raias 3 e 6, conforme a imagem a seguir:

???

Elaborado pelo autor.

Dizer que cada grupo deverá, considerando um determinado momento de uma corrida, elaborar uma pergunta relacionada à:

marca dos atletas;

distância percorrida pelos atletas;

comparação das posições dos atletas.

Conceder um tempo para que os grupos elaborem o problema e, em seguida, solicitar a eles que troquem com outro grupo para que um resolva o problema elaborado por outro grupo.

Finalizar a aula com uma roda de conversa para que os alunos possam comentar as estratégias utilizadas, tanto para elaborar o problema como para resolvê-lo. É importante estimular os alunos a respeitar a posição e as ideias dos colegas, para que todos se sintam à vontade para se expressar. Durante a conversa, observar as respostas apresentadas por eles e tentar compreender como a obtiveram, além de discutir diferentes maneiras para resolver um mesmo problema.

Para trabalhar dúvidas

Caso algum aluno apresente dificuldades na compreensão das atividades propostas, procurar auxiliá-lo em suas dúvidas.

Em relação à representação de números racionais por meio de figuras e ao cálculo de frações de uma quantidade, pode-se propor que utilizem pedaços de barbante com comprimento de 1 m, 50 cm, 25 cm e 20 cm e considerem o pedaço com 1 m como um inteiro (unidade), a fim de que os alunos possam comparar com os comprimentos dos pedaços de barbante, por meio de números racionais na forma de frações e de decimais. Para isso, fazer perguntas como as sugeridas a seguir:

Um metro equivale a quantos centímetros?

100 cm.

Quantos centímetros corresponde à metade de 1 m?

50 cm.

Qual pedaço de barbante pode ser utilizado para representar metade do pedaço com 1 m de comprimento?

O pedaço de 50 cm.

Um pedaço de barbante com 25 cm de comprimento representa qual fração do pedaço de 1 m? Em quantas partes deve-se dividir o pedaço de 1 m para obter um pedaço de 25 cm?

Representa a fração 14. Em 4 partes.

Dois pedaços de barbante com 20 cm de comprimento representam, ao todo, qual fração do pedaço de 1 m?

Representam a fração 25

Avaliação

Observar os argumentos e estratégias utilizadas pelos alunos durante a resolução das atividades sugeridas nas aulas propostas nessa sequência didática. Verificar se compreendem a fração como quociente de uma divisão ou parte(s) de uma unidade igualmente dividida. Caso contrário, retomar essas ideias sempre que julgar necessário.

Para verificar se os alunos compreenderam e assimilaram os conceitos explorados nas aulas propostas, propor algumas atividades, como as sugeridas a seguir:

1. Em cada item, escreva uma fração irredutível correspondente ao número decimal apresentado.

a) 0,3

310

b) 1,4

75

c) 0,32

825

d) 0,375

38

e) 0,16

425

2. Sabendo que cada figura a seguir está dividida em partes iguais, escreva uma fração que represente a parte colorida em cada uma delas.

a)

???

Elaborado pelo autor.

58

b)

???

Elaborado pelo autor.

99 ou 1

c)

???

Elaborado pelo autor.

615 ou 25

d)

???

Elaborado pelo autor.

18



Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário