SEQUÊNCIA DIDÁTICALet’s Read! |
Nesta sequência didática, os estudantes serão apresentados aos impactos positivos que super-heróis da Comic Republic têm causado no público nigeriano. Além disso, eles serão convidados a explorar ambientes virtuais buscando produções em língua inglesa que valorizem culturas fora do mainstream. Ao final, a turma toda compartilhará os resultados de suas pesquisas e suas opiniões sobre o que encontraram.
Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos
Objetos de conhecimento | Funções e usos da língua inglesa: persuasão Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho argumentativo Informações em ambientes virtuais Construção de identidades no mundo globalizado |
Habilidades | (EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação. (EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas. (EF09LI08) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas. (EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado. |
Objetivos de aprendizagem | Ter contato com os quadrinhos da Comic Republic. Refletir sobre como produções locais valorizam a cultura de um país. Explorar ambientes virtuais, buscando produções de outras culturas. Compartilhar os resultados da pesquisa, pontos de vista e opiniões. |
Conteúdos | Vídeo Unicef Africa identifies Jide Martin as one of Africa's Change Makers Texto Comic Republic is Reminding Nigerian Comic Lovers of The Beauty of Traditional Names |
Desenvolvimento
Quantidade de aulas: 2 aulas de 45-50 minutos cada.
Aula 1
Materiais e recursos
computador com acesso à internet, alto-falante (opcional) e projetor ou laboratório de informática
vídeo Unicef Africa identifies Jide Martin as one of Africa's Change Makers
texto Comic Republic is Reminding Nigerian Comic Lovers of The Beauty of Traditional Names
papel, se possível reciclado
Procedimentos
Atividade 1: Turma toda, em suas carteiras. 10 min.
Esta sequência tem a proposta de incentivar os estudantes ao prazer da leitura. Para introduzir o tema, perguntar-lhes se eles gostam de ler e, se disserem que sim, que tipo de leitura gostam. Se julgar oportuno, você pode perguntar sobre os gêneros de leitura, por exemplo, Do you like poetry? ou Do you like comic books?, What kind of novel do you like to read? Pedir que digam também qual a origem dos textos que escolhem. Quando procuram uma leitura, eles costumam, por exemplo, escolher matérias de lugares diversos para ter contato com outras culturas? Escrever no quadro a palavra superhero e perguntar se eles gostam de ler quadrinhos de super-heróis e, se disserem que sim, qual é o super-herói favorito deles. Incentivar os estudantes a participar livremente, desde que de forma respeitosa.
Atividade 2: Em duplas, em suas carteiras. 20-25 min.
Para introduzir uma abordagem intercultural, perguntar se conhecem super-heróis de outros países que não sejam os Estados Unidos ou países da Europa. Caso algum estudante conheça super-heróis de outras culturas, permitir que conte sobre esses personagens ou sobre alguma aventura em que eles estejam envolvidos. Perguntar, então, o que sabem sobre a Nigéria e de quais super-heróis da cultura nigeriana já ouviram falar. Depois de ouvir as contribuições, dizer, que eles farão a leitura de um texto sobre histórias em quadrinhos produzidas por nigerianos para todo o mundo. Pedir aos estudantes que se organizem em duplas. Se julgar oportuno, você pode sortear as duplas para proporcionar a integração entre estudantes que não costumam trabalhar juntos.
Distribuir cópias do texto às duplas ou projetá-lo para que todos consigam ler. Pedir aos estudantes que façam a leitura individualmente e copiem as perguntas reproduzidas no quadro para respondê-las em seus cadernos.
[…]
The superheroes have everyday Nigerian names and this makes it easy for people to identify with them easily. With names ranging from Ireti, Aje, Eru to Avonome, Comic Republic advocates for self-identification and pride in one’s own mother tongue when it comes to their selection of names. In Nigeria, it is normal to find that young people would rather be called by their western names as opposed to their traditional names. Comic Republic is gradually awakening everyone’s consciousness to the fact that we can have cool superheroes with traditional/local names, meaning people with such names can see themselves equally as cool.
[…]
EREMIONKHALE, Omono. Comic Republic is Reminding Nigerian Comic Lovers of The Beauty of Traditional Names. 6 jan. 2016. Ventures. Disponível em: <http://venturesafrica.com/comic-republic-is-reminding-nigerian-comic-lovers-of-the-beauty-of-traditional-names>. Acesso em: 22 nov. 2018.
Comentar com os estudantes que as perguntas que seguem são para que eles reflitam e conversem com suas duplas emitindo suas opiniões e pontos de vista. É esperado que os estudantes façam uso de seus conhecimentos prévios e dos conhecimentos adquiridos em outras disciplinas. Ao final, corrigir com a participação de todos.
1. Nigeria's official language is English. Why does the text mention a different mother tongue? English is the official language because Nigeria was a British colony, but there's great ethnic diversity in its population, so there are also many native languages which they will call mother tongue. 2. Why do Nigerians identify with Comic Republic superheroes? Because they have everyday Nigerian names. 3. Would you be interested in reading comics from other nationalities? Why or why not? Personal answers. |
Atividade 3: Turma toda, em suas carteiras. 15 min.
Para finalizar, convidar os estudantes para um debate. Explicar que eles vão assistir a um vídeo em que o CEO da Comic Republic conta sua história e motivação para criar super-heróis nigerianos. Escrever no quadro as perguntas que guiarão o debate, sem pedir que os estudantes as copiem. Se julgar necessário, reproduzir o vídeo uma primeira vez apenas para que eles tomem notas de ideias principais. Além disso, reservar alguns minutos para que eles conversem com os colegas mais próximos e troquem informações sobre as notas que tomaram. Depois, exibir o vídeo novamente, mas, desta vez, com as legendas ativadas. Como ele é curto, você pode reproduzi-lo uma terceira vez, pausando-o até que todos tenham formulado uma compreensão global do vídeo e, então, iniciar o debate.
1. Jide Martin says that there are not many colored superheroes and that’s why he created some. Do you agree with him? How many African or Asian superheroes do you know? Personal answers. 2. According to the video, when you see people who look like you doing incredible things, it might inspire you to believe that you are able to do the same. Do you have an icon who looks like you and inspires you? Can you give an example? Personal answers. 3. Everybody is good at doing something. In other words, everybody has a superpower. What is/are your superpower(s)? Personal answers. |
Avaliação
Para avaliar a compreensão do texto pelos estudantes, pedir a eles que, individualmente, em uma folha avulsa, copiem a questão a seguir e respondam-na por escrito. Solicitar-lhes que, quando terminarem, escrevam seus nomes na folha e a entreguem a você.
According to the text and the video, how are Comic Republic comics collaborating for the Nigerian cultural awareness? Possible answer: According to the text, the use of traditional Nigerian names in superheroes awakens people's cultural self-esteem. According to the video, when children see heroes who look like them, they feel empowered. |
Aula 2
Materiais e recursos
computadores com acesso à internet ou laboratório de informática
papel, reciclado se possível
Procedimentos
Atividade 1: Turma toda, em suas carteiras. 5 min.
Iniciar esta aula retomando o que foi visto na anterior. Perguntar aos estudantes o que eles se lembram do vídeo a que assistiram ou do texto que leram na Aula 1 desta sequência didática. Se julgar pertinente, escrever no quadro Comic Republic e retomar com toda a turma os impactos positivos que os super-heróis nigerianos têm causado na autoestima cultural do país.
Atividade 2: Turma toda, em seus computadores. 30-35 min.
Levar a turma ao laboratório de informática da escola. Dizer aos estudantes que eles farão uma pesquisa na internet sobre qualquer tipo de leitura em língua inglesa, mas que valorizem culturas que estejam fora do mainstream, como é o caso dos quadrinhos da Comic Republic, que valorizam a cultura nigeriana. O objetivo desta atividade é que os estudantes tenham contato com culturas diferentes daquelas com que já têm contato no dia a dia e, ao mesmo tempo, que encontrem prazer na leitura.
Ainda que eles passem a maior parte do tempo da atividade procurando algo para ler, eles vão explorar informações em ambientes virtuais; então, é possível que façam várias pequenas leituras durante esse processo. Sugerimos a você que circule pelo laboratório de informática auxiliando-os em relação à qualidade e à validade dos textos que encontrarem. Caso os estudantes encontrem informações interessantes ou curiosidades sobre os países e as culturas que estão pesquisando, pedir-lhes que tomem notas para compartilhar essas informações posteriormente, ao final da atividade. Conforme cada estudante encontrar seu material de leitura, permitir que leia individualmente o material pesquisado, apreciando esse tempo com o(s) texto(s).
Atividade 3: Turma toda, em seus computadores. 10 min.
Para encerrar esta atividade, pedir aos estudantes que compartilhem as informações sobre os materiais pesquisados, inclusive sobre o país ou a cultura de onde se originam os textos. Dar espaço aos estudantes que tomaram nota durante a atividade anterior para que exponham, para toda a turma, o que encontraram. Perguntar o que acharam do(s) texto(s) lido(s) e o que acharam da atividade. Permitir que todos participem livremente, expondo seus pontos de vista e suas opiniões sobre as descobertas que fizeram, sobre o que encontraram e como se sentiram durante a atividade. Garantir que todos sejam respeitosos em relação à maneira como se colocam e em relação à vez dos outros colegas falarem.
Avaliação final
Pedir aos estudantes que copiem o quadro a seguir em uma folha avulsa, preencham-no e a entreguem a você.
:-) | :-| | :-( | |
1. Eu li e compreendi um texto sobre super-heróis nigerianos. | |||
2. Eu assisti a um vídeo sobre super-heróis nigerianos e o compreendi. | |||
3. Eu refleti sobre os impactos positivos de produções que valorizam culturas locais. | |||
4. Eu refleti sobre meus “superpoderes”. | |||
5. Eu fiz uma pesquisa sobre produções que valorizam outras culturas. | |||
6. Eu compartilhei com meus colegas de turma as informações que pesquisei. | |||
7. Eu emiti minhas opiniões e meus pontos de vista sobre o que encontrei em minha pesquisa. | |||
8. Eu usei a língua inglesa para emitir minhas opiniões e pontos de vista. |
Recolher esse instrumento de avaliação e juntá-lo às outras avaliações feitas durante as
aulas. Assim, você terá ferramentas para conversar com cada estudante e traçar planos
para melhorar aquilo que precisa ser ajustado ou simplesmente elogiar e valorizar o que
está indo bem.
Referências bibliográficas
EREMIONKHALE, Omono. Comic Republic is Reminding Nigerian Comic Lovers of The Beauty of Traditional Names. 6 jan. 2016. Ventures. Disponível em: <http://venturesafrica.com/comic-republic-is-reminding-nigerian-comic-lovers-of-the-beauty-of-traditional-names>. Acesso em: 22 nov. 2018.
UNICEF Africa identifies Jide Martin as one of Africa's Change Makers. Produção: Comic Republic TV. 5 jan. 2018. Vídeo (1min13s). Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=_LB5pAifHuU>. Acesso em: 22 nov. 2018.
Fonte: PNLD
0 Comments:
Postar um comentário