23 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Clima 2

???

Sequência didática

Clima 2

Nesta sequência serão abordados os fenômenos do El Niño e La Niña, seus mecanismos e implicações no clima global e regional.

A BNCC na sala de aula

Objeto de conhecimento

Compreender como mudanças no ambiente podem alterar o equilíbrio ambiental.

Compreender os mecanismos do fenômeno do El Niño e como este influencias os ventos Alísios.

Competências específicas de Ciências da Natureza

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

Habilidades

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

Objetivo de aprendizagem

Conhecer o fenômeno El Niño e La Niña.

Conteúdo

Clima

Materiais e recursos

Vídeo: Explicando o tempo – El Niño. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hUXQKdnx6i8>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Texto: Pode faltar chuva para o Cantareira por causa do El Niño. Disponível em: <https://www.climatempo.com.br/noticia/2018/08/07/pode-faltar-chuva-para-o-cantareira-por-causa-do-el-nino-4076>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Um ventilador.

Um recipiente de vidro (pode ser um refratário, não muito grande).

Um abajur com lâmpada halógena ou incandescente (a lâmpada deve aquecer).

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 3 aulas.

Aula 1

Para iniciar a aula, organizar os alunos em duplas. Em seguida, explicar que eles vão conhecer um pouco mais sobre os fenômenos El Niño e La Niña. Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos perguntando o que sabem sobre os fenômenos El Niño e La Niña e onde ocorrem.

Exibir o vídeo "Explicando o tempo – El Niño". Fazer algumas pausas para garantir o entendimento do vídeo, e ter um mapa em mãos será bastante importante para ilustrar as direções dos ventos e onde ocorrem os acúmulos de água aquecida nos casos de El Niño, em condições normais e em condições de La Niña.

Depois de assistir ao vídeo ou ler ao texto, organizar os alunos para responder às perguntas propostas. Esse é um momento importante para se verificar a compreensão deles a respeito do fenômeno estudado. Caso tenham tido dificuldade com as explicações do vídeo, é possível remetê-los ao texto ou pedir que assistam novamente algum trecho que não ficou tão claro ao grupo.

Mostrar os esquemas dos fenômenos La Niña, na figura 1, e El Niño, na figura 2 a seguir.

???

Designua/Shutterstock.com

Figura 1: Esquema do fenômeno La Niña comparado com o fenômeno natural.

???

Designua/Shutterstock.com

Figura 2: Esquema do fenômeno El Niño comparado com o fenômeno natural.

Caso não tenha acesso a equipamentos de audiovisual, pode-se fazer uma leitura do texto: " Pode faltar chuva para o Cantareira por causa do El Niño ".

Realizar o experimento de simulação do fenômeno El Niño.

Experimento: Simulação do fenômeno El Niño

1) Colocar água em um refratário: até três quartos de sua capacidade.

2) Posicionar o ventilador próximo a uma de suas extremidades e o abajur, próximo à outra.

3) Ligar os dois aparelhos e observar.

Solicitar que os alunos anotem as observações sobre o que ocorre com o nível da água, próximo às extremidades do recipiente.

Em seguida, os alunos devem responder às questões a seguir.

1. O que é o El Niño?

Resposta: É o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico.

2. Que aspectos do clima ele pode alterar?

Resposta: Ele altera tanto os padrões regionais como globais do clima, interferindo em padrões de ventos e regimes de chuvas.

3. O que é La Niña e onde atua?

Resposta: La Niña também age sobre o Pacífico e é o fenômeno inverso do El Niño, provocando um esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico.

4. El Niño é um fenômeno cíclico?

Resposta: Sim, pois aparece na costa do Peru com certa regularidade, próximo ao Natal.

5. Qual é, em média, o intervalo de duração do fenômeno?

Resposta: Ele dura um intervalo de 12 a 18 meses.

6. Qual é, em média, o intervalo entre duas ocorrências do fenômeno?

Resposta: Ele ocorre em intervalos de 2 a 7 anos, mas nem sempre com a mesma intensidade.

7. Quais são as consequências climáticas do El Niño em nível mundial?

Resposta: As secas na Indonésia e na Austrália, verão quente na Europa, invernos quentes na América do Norte e, na América do Sul, temperaturas mais altas na costa Oeste e aumento no volume de chuvas.

8. Além do aquecimento das águas do oceano, que outro fator caracteriza o El Niño?

Resposta: Além do aquecimento das águas, ocorre um enfraquecimento dos ventos alísios.

9. Como é o padrão de circulação dos ventos alísios e o que o seu enfraquecimento pode causar?

Resposta: Os ventos alísios sopram de Leste para Oeste e, com o seu enfraquecimento, há mudanças tanto nos padrões de circulação na alta atmosfera quanto na baixa, além da distribuição da umidade, o que provoca mudanças na distribuição das chuvas, fazendo surgir secas em algumas regiões e inundações em outras.

10. Observe o experimento que simula o El Niño e descreva como é o comportamento das águas superficiais e profundas sem a presença desse fenômeno.

Resposta: Quando os ventos alísios sopram normalmente, as águas aquecidas na superfície do oceano são empurradas para Oeste, fazendo com que correntes de água fria aflorem na costa Leste do Pacífico.

11. O que ocorre de significativo com a redução dos ventos alísios?

Resposta: Um menor volume de água se deslocará para Oeste e haverá um aquecimento por inteiro do Oceano, isso aumenta a taxa de evaporação e, com a falta de vento, as chuvas que ocorreriam no Pacífico Ocidental passam a ocorrer no Pacífico Oriental.

12. Quais são os efeitos do El Niño no Brasil?

Resposta: O El Niño provoca chuvas no Sul e aumento das temperaturas médias nas regiões Sul e Sudeste, aumento de chuvas nessas regiões durante a primavera. No Leste da Amazônia pode ocorrer diminuição das chuvas.

Aula 2

A aula começa com a apresentação das respostas que os grupos elaboraram coletivamente. Definir duas leituras de respostas para cada pergunta e o grupo formula uma resposta mais completa, a partir das apresentadas, e com a complementação de algum outro grupo que jugue que algo fundamental foi esquecido ou omitido da resposta.

Em seguida, distribuir o texto "Pode faltar chuva para o Cantareira por causa do El Niño" e realizar a leitura compartilhada, indicando as questões a serem respondidas. Elas serão debatidas na próxima aula.

1. Quais são os fatores que contribuem para a diminuição dos reservatórios nos meses de agosto?

Respostas: Chuvas escassas, contínua evaporação dos reservatórios e demanda.

2. Construa no caderno um gráfico de barras representando os índices de chuva nos meses de janeiro a agosto e as médias esperadas. Use a cor azul para a chuva do mês e a vermelha para as médias.

Resposta: Ver gráfico a seguir.

C:\Users\anaal\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\6CB42141.tmp

Elaborado pelo autor.

3. A partir da leitura do gráfico, você acha que choveu mais ou menos do que o esperado no período de janeiro a agosto?

Resposta: Choveu bem menos que o esperado, pois nos meses em que choveu mais, foi pouco acima, e nos meses em que choveu abaixo do esperado, salvo março, foi muito abaixo.

4. Em que meses choveu acima do esperado? E em que meses choveu abaixo?

Resposta: Choveu acima do esperado nos meses de janeiro e agosto e choveu abaixo do esperado em fevereiro, março, abril, maio, junho e julho.

5. No começo de 2018, qual era o percentual de armazenamento dos reservatórios do sistema Cantareira?

Resposta: O reservatório apresentava 40% do seu volume.

6. Qual é a sugestão da meteorologista, diante das perspectivas de chuvas para o final de 2018 e início de 2019?

Resposta: A meteorologista sugere que as pessoas evitem gastos, ou seja, fechem as torneiras.

7. De que forma o El Niño altera o regime de chuvas do Sudeste?

Resposta: Evita a formação de ZCAS, zona de convergência do Atlântico Sul. As ZCAS provocam chuvas generalizadas e persistentes. Sem as ZCAS, dependemos das chuvas dos dias quentes e úmidos. Elas podem até ser fortes, mas são localizadas e podem não cair no lugar certo.

Aula 3

Começar a aula organizando os alunos em trios ou quartetos para que compartilhem suas respostas e, com base nelas, organizem uma mais completa. Cada grupo apresentará a sua resposta para a sala e os outros grupos podem complementar, se algo estiver faltando. É recomendado ao professor circular entre os grupos para identificar os alunos com mais dificuldades, propondo-lhes retomadas na leitura.

Por fim, depois de fazer coletivamente a correção das respostas, para iniciar a última atividade sobre o assunto, propor que os alunos construam um mural com explicações do que é El Niño e La Niña, quais os impactos no clima regional e quais são as boas ações que podem minimizar as consequências de fenômenos como o El Niño. É possível usar o mural da sala ou criar um mural virtual, acessando programas ou aplicativos gratuitos disponíveis na internet. O mural e os comentários sobre os posts podem ser utilizados como produto para a avaliação da aprendizagem.

As atividades de pré-leitura, levantamento de hipóteses, leitura, compreensão do texto, bem como o trabalho em duplas, trio e quartetos, além das discussões com toda a turma, devem ser avaliadas. Para isso, sugerimos a ficha a seguir.

Nome do(a) aluno(a): __________________________________________________________________

1. Participou das discussões e das atividades nos diferentes grupos de maneira ativa e com desenvoltura?

( ) Sim.

( ) Não.

2. Inferiu o tema/assunto de forma que entendesse o texto?

( ) Sim.

( ) Não.

3. Identificou informações necessárias para acompanhar e entender a leitura e fez as tarefas solicitadas?

( ) Sim.

( ) Não.

4. Levantou hipóteses, tanto na pré-leitura quanto na leitura e pós-leitura, que levassem à apropriação dos conceitos?

( ) Sim.

( ) Não.

5. Conseguiu apoiar os colegas durantes as discussões?

( ) Sim.

( ) Não.

Propor também aos alunos algumas questões relacionadas ao fenômeno, como as sugeridas a seguir. Com base na tabela com os índices pluviométricos, apresentada no texto "Pode faltar chuva para o Cantareira por causa do El Niño", responda ao que se pede.

1. Em janeiro de 2018, os reservatórios tiveram chuva acima ou abaixo do esperado?

Resposta: Tiveram chuva de 14 mm acima do esperado.

2. Quantos milímetros de chuva os reservatórios da Cantareira deixaram de receber entre janeiro e agosto de 2018?

Resposta: 293,3 mm.

3. Os meses de fevereiro a julho acumularam juntos um déficit de chuvas de quantos milímetros?

Resposta: Juntos, os meses de fevereiro a julho acumularam 332,2 mm a menos do que o esperado.

4. Um dos indicadores de que está ocorrendo o El Niño é o enfraquecimento dos ventos alísios. Preencha as lacunas usando as palavras maior e menor para os fatores que surgem como consequências desse fenômeno:

a) Com a falta de ventos alísios, um volume ________ de água se desloca para Oeste do Pacífico.

b) Há _____________ taxa de evaporação.

c) Com _____________ quantidade de vento, as chuvas que ocorreriam no Pacífico Ocidental passam a ocorrer no Pacífico Oriental.

Respostas:

a) menor

b) maior

c) menor

Ampliação

Os alunos poderão estudar mais sobre os efeitos do El Niño e o derretimento das calotas de gelo da Antártida fazendo uma pesquisa na biblioteca ou na aula de informática da escola ou, ainda, no texto a seguir.

El Niño e o derretimento silencioso da Antártica. Pesquisa FAPESP. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/02/15/el-nino-e-o-derretimento-silencioso-da-antartida/>. Acesso em: 8 nov. 2018.

Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário